sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Guerreiro da Luz


Todo Guerreiro da Luz já foi derrotado.

Todo Guerreiro da Luz já ficou com medo de entrar em combate.

Todo Guerreiro da Luz já traiu e mentiu no passado.

Todo Guerreiro da Luz um dia já perdeu a fé no futuro.

Todo Guerreiro da Luz já trilhou um caminho que não era dele.

Todo Guerreiro da Luz já sofreu por bobagens.

Todo Guerreiro da Luz já falhou em suas obrigações espirituais.

Todo Guerreiro da Luz já disse sim quando queria dizer não.

Todo Guerreiro da Luz já feriu alguém que amava.

Todo Guerreiro da Luz já achou que não era Guerreiro da Luz.

Por isso é um Guerreiro da Luz;
porque passou por estes desafios e não perdeu a esperança de ser Melhor

(autoria desconhecida)

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009


"Um vício é produto de um hábito. Renuncia aos hábitos e não serás vulnerável a vícios."
Trigueirinho

"À medida que te elevares, cada vez menos terás junto a ti os que sugam a energia criadora."
Trigueirinho

"Prossegue, pois foste chamado e escutaste."
Trigueirinho

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ATITUDES QUE DRENAM ENERGIAS

(Desconheço o Autor)

1. Pensamentos obsessivos - Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos - mal comum ao homem ocidental, torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos. Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas.

2. Sentimentos tóxicos - Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos. Medo e culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Por outro lado, os sentimentos positivos, como a amizade, o amor, a confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a alegria e o bom-humor recarregam as energia e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos.

3. Maus hábitos, falta de cuidado com o corpo - Descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e o lazer são sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética.

4. Fugir do presente - As energias são colocadas onde a atenção é focada. O homem tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis: “bons tempos aqueles!”, costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se apegam às lembranças do passado, quanto aqueles que não conseguem esquecer os traumas, colocam suas energias no passado. Por outro lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro, depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou nenhuma energia no presente. E é apenas no presente que podemos construir nossas vidas.

5. Falta de perdão - Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o que aconteceu e olhar para frente. Quanto mais perdoamos, menos bagagem interior carregamos, gastando menos energia ao alimentar as feridas do passado. Mais do que uma regra religiosa, o perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres, abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar os outros e si mesmo, fica ”energeticamente obeso”, carregando fardos passados.

6. Mentira pessoal - Todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual. Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.

7. Viver a vida do outro - Ninguém vive só e, por meio dos relacionamentos interpessoais, evoluímos e nos realizamos, mas é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.

8. Bagunça e projetos inacabados - A bagunça afeta muito as pessoas, causando confusão mental e emocional. Um truque legal quando a vida anda confusa é arrumar a casa, os armários, gavetas, a bolsa e os documentos, além de fazer uma faxina no que está sujo. À medida em que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não resolver o problema, mas dá alívio. Não terminar as tarefas é outro “escape” de energia. Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquele trabalho que não concluiu, ele lhe “diz” inconscientemente: “você não me terminou! Você não me terminou!” Isso gasta uma energia tremenda. Ou você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai concluir o trabalho. O importante é tomar uma atitude. O desenvolvimento do auto-conhecimento, da disciplina e da terminação farão com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia.

9. Afastamento da natureza - A natureza, nossa maior fonte de alimento energético, também nos limpa das energias estáticas e desarmoniosas. O homem moderno, que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados, vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia. A competitividade, o individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais.

domingo, 1 de novembro de 2009

Verde, que te quero verde


Por: Wanderlino Arruda

De luz,
muita luz,
Deus fez os céus, o verde e o azul.

De intensa luz,
infinitas luzes,
Deus criou o róseo,
o lilás, o índigo,
muito de aurora e crepúsculo.

Branco,
branquinho sem sombra,
vermelho, bege, amarelo,
ouro novo, ouro velho,
surgiram da madrugada azul
em início de clarear sem nuvens.

De favos do mel celeste,
ganhamos cobalto, cinza, goiaba,
muito de topázio e laranja.
Do hálito de uma manhã-neblina
fruímos quarenta tons de verde:
verde musgo, verde espiga, verde mar,
limão verde, verde cana,
ondas verdes de mares que Minas não tem.

Mil verdes de mil florestas,
Azuis de mil montanhas,
verdes de prados verdejantes
como apreciava o Salmista.

Azuis e verdes,
verdes iluminados de azuis:
safiras, esmeraldas, turquesas,
doce olhar de brilho verde
em mil sentimentos de amor!

Veja mais em:
http://www.wanderlino.com/espiritismo.com/LinksEspiritas
http://www.linksespiritas.hpg.ig.com.br/
http://brazilianpoems.blogspot.com/
http://www.love2.blogger.com.br/

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Novo Livro de Sonia Hirsch

AMIGA COZINHA
crônicas e receitas
176 páginas ilustradas
18 x 24 cm 240 g
R$33,00
ISBN 978-85-86331-15-2
ilustrações Celina Gusmão
capa Cristina Tati

Sobre o Livro:

Cozinhar proporciona a quem cozinha um tempo de profunda consciência e atenção a um fazer delicado, que exige sensibilidade. Água, fogo e tempo têm que ser bem dosados. As mãos são precisas e lúdicas no corte. O olhar comanda e observa os mais mínimos detalhes. O olfato trabalha como nunca, percebe pelo cheiro quando a alcachofra está bem cozida, o arroz chegou ao ponto, a compota de maçã ficou pronta. E um sexto sentido entra em ação na hora de escolher temperos. É como dançar, tocar um instrumento, escrever um poema, pintar um quadro. Pode ser meditação. Pode ser arte.

O lançamento acontece amanhã.
Veja as data e locais e tenha o prazer de conhecer Sônia Hirsch pessoalmente!

São Paulo
22 outubro 2009 5a feira 19:30 hs
Dia Mundial da Alimentação - Sesc Consolação - Rua dr Vila Nova - 8o andar

Campinas
23 outubro 2009 6a feira 19 hs
Fnac - Shopping d. Pedro

Rio de Janeiro
29 outubro 2009 3a feira 19 hs Livraria Travessa Leblon Shopping Leblon 2o Piso

Mais sobre o livro:
Até algum tempo atrás, os trabalhos sobre alimentação sempre eram tratados como obras técnicas, cheias de tabelas de nutrientes e notas de rodapé repletas de informações científicas. A grande contribuição de Sonia Hirsch foi a mudança de perspectiva. Em vez de tratar a alimentação exclusivamente como uma questão de saúde, coloca em primeiro plano a relação entre comida, prazer e criatividade.
Pela primeira vez o foco saiu da dieta e incidiu sobre gente de carne e osso e suas complicadas motivações.
A linguagem coloquial, o toque afetivo e a ênfase nas situações do cotidiano fazem a diferença. Não é por acaso que a CorreCotia ostenta um catálogo de 16 títulos, com mais de 300 mil exemplares vendidos. Alguns títulos já chegaram à 14ª edição, coisa rara no Brasil. Sonia não corresponde ao estereótipo acadêmico da especialista, sendo muito mais a divulgadora capaz de fazer com que o conhecimento técnico especializado se torne acessível a todos.
Independente, autodidata, competente como administradora, franca e assertiva, essa jornalista-escritora construiu seu próprio nicho profissional e, graças ao estiloúnico, vem ajudando milhares de leitores a refletir sobre alimentação adequada equalidade de vida.
Fernando Fernandes

Um pouco do livro:


Esta receita de sopa é tradicional no Oriente por fortalecer os rins e as glândulas adrenais, ou suprarrenais - aquelas responsáveis por nos dar condições de reagir em situações de stress. O inverno é o grande momento de dar atenção aos rins. Quem sente muito frio pode estar demonstrando fragilidade nessa área. A sopa de feijão-preto, além de ser deliciosa, aquece o corpo e seu efeito dura vários dias. Pode ser repetida uma vez por semana, mas não deve ser guardada na geladeira: a recomendação é tomá-la à vontade, mas num dia só.
1 xícara de feijão-preto1 cebola média picada
1/2 colher (café) de sal
1/2 colher (café) de cúrcuma em pó
1/2 colher (café) de gengibre em pó
1/2 colher (café) de cominho em pó
1/2 colher (café) de pimenta-do-reino em pó
1 colher (café) de sementes de funcho
Deixar o feijão de molho na véspera, trocando a água. Llevar ao fogo e descartar a água da primeira fervura. Cozinhar em panela meio tampada durante 2 ou 3 horas, juntando água se necessário. Acrescentar os temperos quando o feijão estiver macio, refogando em azeite ou direto na água. Servir com salsa e cebolinha picadas, ou coentro, e pronto. Tomar o quanto quiser no mesmo dia, se possível mantendo a sopa quente em banho-maria; não guardar a sobra.


Investir em boas panelas é o tipo da coisa que vale a pena. Além de durarem a vida inteira, ainda podem ficar de herança. Panela que foi de mãe vira pessoa da família.
As melhores panelas que conheço são de pedra-sabão, feitas em Minas. Há de todos os tamanhos e formas. As mais sofisticadas têm um aro de cobre em volta e alças que facilitam o manejo. Como a pedra-sabão é porosa, as panelas precisam de cura antes de usar. Muito fácil. Basta passar óleo de cozinha por fora e por dentro, encher de água e colocar no forno baixo durante uma hora e meia. A tampa também é untada. Repetir o processo no dia seguinte e pronto, eis uma nova atração na cozinha.
Tenho várias. Uma delas, enorme, há quase trinta anos. A tampa já perdeu pedaços, mas na hora de um almoço grande dá-se um jeito e ela vai, linda, à mesa. Foi das primeiras que comprei quando comecei a cozinhar, fazendo as receitas simples que caracterizam a macrobiótica. Pouca água, pouco óleo, pouco sal. O sabor de cada alimento preservado e realçado pelo cozimento brando. A panela de pedra é a única em que você pode, por exemplo, refogar cebolas até elas ficarem realmente transparentes e macias, porque é grossa por igual, no fundo e nos lados, e o calor envolve perfeitamente a comida.
As panelas de pedra menores tocam o arroz e o feijão de cada dia, as cenouras cozidas sem água, as folhas verdes perfeitamente refogadas. Economizam gás, já que continuam cozinhando depois que se desliga o fogo. Uma chapa de pedra serve para fazer peixe, carnes, cogumelos. Alô, cozinheiras(os) distraídas(os): na pedra, a comida raramente queima.
Se são práticas? Bem, mais ou menos. Pesam. Não podem ir do fogão para o mármore porque racham. Nem ser lavadas com detergente, só mesmo esponja e sabão de coco. Mas isso não é nada perto do conforto que dão quando estão de serviço. O tempo é outro, mais calmo. Claro que panelas de aço inox são mais práticas e também duram a vida e a herança. O mercado está cheio delas. São grossas no fundo e também dos lados? Ótimo, pois as que têm só o fundo grosso e as laterais finas não fazem a cozinheira feliz.
Na sequência das panelas brasileiras vêm agora as de barro queimado do Espírito Santo e da Bahia, rainhas e princesas de moquecas e ensopados, de carnes cozidas longamente. Boas e frágeis, não tão grossas quanto as de pedra e mais delicadas também no trato, pois quebram com facilidade.
As de ferro? Mais trabalhosas. Numa cozinha a lenha autêntica, trabalham todo dia e quase não dá tempo de enferrujar. Mas na cozinha moderna, a manutenção é chatinha – lavar, secar ao fogo, untar com óleo. O ferro muitas vezes muda o sabor e a cor da comida. Duram e ficam de herança, o perigo é irem parar no meio do jardim cheias de dinheiro-em-penca dentro. Já as europeias de ferro esmaltado são outra coisa. Nada a ver com as nossas levezas de ágata. Grossonas, pesadonas, confiáveis, fáceis de manter, cores lindas e uma infinidade de formatos. As tampas não deixam escapar vapor. Não racham e o esmalte dificilmente gasta ou estoura. Mas custam uma pequena fortuna, por isso tenho uma só, que chamo de A Bonitona. Ela merece.
As de alumínio têm um problema sério: soltam partículas que vão se acumular na medula óssea e produzir uma intoxicação com poder de afetar o cérebro e maltratar todos os sistemas do corpo.
E as antiaderentes? Sem dúvida as piores, sinto muito. O revestimento é radiativo e libera um tipo de gás que chega a matar passarinhos. A indústria que patenteou essa invenção está sofrendo milhares de processos sob a acusação de não prevenir o público quanto aos riscos do uso constante.
Tsc, tsc, tsc. Diante de certas modernidades, nada como voltar à idade da pedra.


Que os portugueses descobriram o Brasil, não é novidade. Mas foi do outro lado do mundo, nos mares gelados do hemisfério norte, que fizeram sua descoberta essencial: o bacalhau. Peixe grande, de carne firme, que depois de salgado e seco aguentava meses de viagem sem estragar e sem perder o sabor. Talvez tenha sido o segredo das grandes navegações, já que fornecia nutrição de primeira e prazer inenarrável aos marujos do reino. Regado com o azeite que já produziam há séculos, mais umas batatas cozidas e um ovo duro por cima, o bacalhau virou tradição culinária tipicamente portuguesa e prato valorizado em toda a cozinha internacional.
Foi na Islândia e na Noruega que começaram a secar o bacalhau para levar em viagens, ainda no século 9. Os vikings comiam bacalhau. Mas sem sal. Sem azeite. Provavelmente sem ovo duro. Ou seja, praticamente não era bacalhau.
Cem anos depois, na Espanha, os bascos inventaram de salgá-lo antes de secar. Isso lhes deu chance de expandir um comércio muito lucrativo, proveitoso também para os pobres, já que o bacalhau era abundante, durava muito e custava pouco. Portugal, ali ao lado, apenas tornou divino o que já era perfeito. Hoje a maior parte da produção vem da Noruega, e o peixe está ameaçado de extinção. Pesca-se menos para preservar a espécie. E o preço, naturalmente, sobe.
O melhor bacalhau seco e salgado é o Porto, Portinho ou Codinho. Cor de palha, lombo alto e a carne se desmancha em lascas. Tão bom quanto ele é o Legítimo Porto, de carne mais clara e delicadamente fibrosa. Aí vêm o Saithe, de carne escura, fibrosa e sabor mais pronunciado, o Ling, com carne clara, sabor suave e boa consistência, e Zarbo, o mais barato, geralmente menor e mais magro. Junto ao tipo vem a classificação Imperial, Universal ou Popular. De novo, Imperial é o melhor.
Mas qualquer bacalhau fica gostoso quando bem preparado. Para isso, a primeira regra é tirar bem o sal debaixo da torneira e deixar 48 horas de molho em água fria, sempre que possível renovada. Se estiver calor, na geladeira. Se der vontade, terminar com três horas de molho no vinho branco.A segunda regra é usar um bom azeite, qualquer que seja a receita. Pode fazer simplesmente toda a diferença, porque na verdade é ele que vai penetrar na carne e deixá-la macia.
Minha receita básica de bacalhau é: tirar o sal durante 48 horas, remover pele e espinhas. Cortar ou separar em pedações, colocar no fundo de uma panela grossa e regar com azeite extravirgem. Espalhar por cima rodelas de batata cozida em proporção igual à de bacalhau. Cortar em gomos bastante cebola e refogar com azeite em panela grossa, lentamente, até obter pétalas transparentes. Temperar com alho, sal, pimenta-do-reino, sementes de cominho e de coentro em pó. Colocar na panela sobre as batatas. Cortar em pedaços tomates tipo caqui, mais para verdes, sem pele, em volume semelhante ao das cebolas, e colocar crus sobre elas. Para completar, azeitonas pretas grandes, quartos de ovos cozidos, salsa e cebolinha por cima. Nova rega de azeite, e a panela fica ali, fria, tampada, esperando sua hora. Que acontece quando todo mundo já chegou: basta aquecer a mistura até o azeite começar a borbulhar.
Não aferventa o bacalhau? Não, para evitar que fique seco.
E os acompanhamentos? Brócolis, é claro, ou agrião refogado com seus talos, e painço, aquele cereal redondo, amarelinho, em vez de arroz.
Mas para o verão recomendo a salada de bacalhau, que pode ser feita até com as laterais magras do mais baratinho. De molho 48 horas, depois limpar, cortar em bocados pequenos ou soltar em lascas, colocar numa vasilha de louça com tampa. Misturar bastante alho picado (2 cabeças médias para um quilo de bacalhau) e cobrir com azeite extravirgem. Deixar curtindo na geladeira por no mínimo 24 horas, mas dura uma semana ou mais.
Servir frio e, sim, cru, com pão, azeitonas, cebola, rúcula, aipo, tomate, pimenta-do-reino, alcaparras, vinho, um bom papo – e as bênçãos portuguesas, com certeza!

domingo, 18 de outubro de 2009

Cidade Grande


As cidades grandes são desumanas, e não foi à toa que o poeta escreveu: "nesta cidade do Rio, de três milhões de habitantes, estou sozinho no sul, estou sozinho na América..." (Drummond)

"Já não é necessário ser naturalista para ver que nossas cidades são monstruosas. Todos começamos a sentir que o que chamamos “progresso” é, na verdade, uma corrida grotesca que nos torna cada dia mais neuróticos e desequilibrados." (Lutzemberg)

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Dia dos Avós - 5 de Outubro


Desaposentar

Ele chegou à praça com uma marreta. Endireitou a estaca de uma muda de árvore e firmou batendo com a marreta. Amarrou a muda na estaca e se afastou como para olhar uma obra de arte. Não resisti a puxar conversa: - O senhor é da prefeitura? - Não, sou da Alice, faz quarenta e dois anos. Minha mulher. - Ah... O senhor quem plantou essa muda? - Não, foi a prefeitura. Uma árvore velha caiu, plantaram essa nova de qualquer jeito, mas eu adubei, botei essa estaca aí. Olha que beleza, já está toda enfolhada. De tardezinha eu venho regar. - Então o senhor gosta de plantas. - De plantas, de bicho, até de gente eu gosto, filho. - Obrigado pela parte que me cabe... Ele sorriu, tirou um tesourão da cinta e começou a podar um arbusto. - O senhor é aposentado? - Não, sou desaposentado. Foi podando e explicando: - Quando me aposentei, já tinha visto muito colega aposentar e murchar, que nem árvore que você poda e rega com ácido de bateria... Sabia que tem comerciante que rega árvore com ácido de bateria pra matar, pra árvore não encobrir a fachada da loja? É... aí fica com a loja torrando no sol! Picotou os galhos podados, formando um tapete de folhas em redor do arbusto. - É bom pra terra... tudo que sai da terra deve voltar pra terra... Mas então, eu já tinha visto muito colega aposentar e murchar. Botando bermuda e chinelo e ficando em casa diante da televisão. Ou indo ao boteco pra beber cerveja, depois dormindo de tarde. Bufando e engordando... Até que acabaram com derrame ou enfarte, de não fazer nada e ainda viver falando de doença.
Cortou umas flores, fez um ramalhete: - Pra minha menina, a Alice. Ela é um ano mais velha que eu, mas fica uma menina quando levo flor. Ela também é desaposentada. Ajuda na escola da nossa neta, ensinando a merendeira a fazer doce com pouco açúcar e salgados com os restos dos legumes que antes eram jogados fora. E ajuda na creche também, no hospital. Ihh... A Alice vive ajudando todo mundo, por isso não precisa de ajuda, nem tem tempo de pensar em doença. Amarrou o ramalhete com um ramo de grama, depositou com cuidado sobre um banco.
- Pra aguar as mudas eu tenho que trazer o balde com água lá de casa. Fui à prefeitura pedir pra botarem uma torneira aqui. Disseram que não, senão o povo ia beber água e deixar vazando. Falei pra botarem uma torneira com grade e cadeado que eu cuidaria. Falaram que não. Eu teria que ficar com o cadeado e então ia ser uma torneira pública com controle particular, e não pode. Sorriu, olhando a praça. - Aí falei: então posso cuidar da praça, mas não posso cuidar de uma torneira? Perguntaram, veja só, perguntaram se tenho autorização pra cuidar da praça !!! Nem falei mais nada. Vim embora antes que me proibissem de cuidar da praça... Ou antes, que me fizessem preencher formulários em três vias com taxa e firma reconhecida, pra fazer o que faço aqui desde que desaposentei... Tá vendo aquele pinheiro fêmea ali? A Alice que plantou. Só tinha o pinheiro macho. Agora o macho vai polinizar a fêmea e ela vai dar pinhões. - Eu nem sabia que existe pinheiro macho e pinheiro fêmea. - Eu também não sabia, filho. Ihh... aprendi tanta coisa cuidando dessa praça! Hoje conheço os cantos dos passarinhos, as épocas de floração de cada planta, e vejo a passagem das estações como se fosse um filme! - Mas ela vai demorar pra dar pinhões, hein? - falei, olhando a pinheirinha ainda da nossa altura. Ele respondeu que não tinha pressa. - Nossa neta é criança e eu já falei pra ela que é ela quem vai colher os pinhões. Sem a prefeitura saber... e a Alice falou que, de cada pinha que ela colher, deve plantar pelo menos um pinhão em algum lugar. Assim, no fim da vida, ela vai ter plantado um pinheiral espalhado por aí. Sem a prefeitura saber, é claro, senão podem criar um imposto pra quem planta árvores... - É admirável ver alguém com tanta idade e tanta esperança! Ele riu: - Se é admirável eu não sei, filho, sei que é gostoso. E agora, com licença, que eu preciso pegar a Alice pra gente caminhar. Vida de desaposentado é assim: o dinheiro é curto, mas o dia pode ser comprido, se a gente não perder tempo!

Domingos Pellegrini
Publicado na GAZETA DO POVO, de 22/05/05, Curitiba - PR

domingo, 4 de outubro de 2009

SINERGIA


"A sinergia está em toda parte na natureza.

Se você plantar duas plantas juntas, as raízes se misturam e melhoram a qualidade do solo, de modo que ambas as plantas crescem melhor do que se fossem plantadas separadas.

Se você colocar dois pedaços de madeira juntos, eles irão segurar muito mais do que o peso total somado que cada pedaço suportaria separadamente.

O todo é maior que a soma de suas partes.

Um mais um é igual a três ou mais.”

Stephen R. Covey

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Folhinha quer descobrir como as crianças brasileiras brincam



Para descobrir como as crianças brasileiras estão brincando, a Folhinha, caderno infantil da Folha de S.Paulo, criou o Mapa do Brincar, concurso que analisará e selecionará brincadeiras indicadas pelas próprias crianças. O concurso que foi iniciado em maio receberá indicações de brincadeiras até 3 de julho. O resultado será divulgado em outubro. Podem participar crianças até 12 anos, mas não serão aceitas inscrições cujos textos tenham sido produzidos por pais/responsáveis, ou seja, a própria criança tem de preencher a ficha de inscrição.

Os participantes cujas brincadeiras forem selecionadas terão o nome e a brincadeira divulgados na edição de 3 de outubro da Folhinha. Para participar é necessário enviar a descrição da brincadeira por correio (Al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP), por e-mail (mapadobrincar@uol.com.br) ou pelo blog da Folhinha (http://blogdafolhinha.folha.blog.uol.com.br/). Também podem enviar fotos, áudios e vídeos das brincadeiras. Após as inscrições, os trabalhos vão passar pela análise das “mestres em brincadeiras” Renata Meirelles e Adriana Friedmann e pela equipe da Folhinha.

Os vencedores poderão ser visitados pela equipe de repórteres da Folha de S.Paulo, que vai conhecer de perto como as crianças estão se divertindo. As instituições (creches, escolas, ONGs, orfanatos, Oscips etc) que mandarem trabalhos de cem ou mais crianças ganharão um certificado de participação do Mapa do Brincar. Já a instituição com maior número de trabalhos inscritos será premiada com uma assinatura semestral da Folha.

Conheça as regras e divulgue para suas crianças: (texto divulgado na Folhinha, direcionado às crianças)

1 – Você pode participar com brincadeiras que você brinca hoje: não vale fazer pesquisa sobre brincadeiras legais ou copiá-las de livros, revistas ou sites para mandar para cá.

2 – Você pode mandar mais de uma brincadeira num mesmo envelope, mas cada uma deve ter sua própria ficha de inscrição.

3 – É importante descrever e detalhar bem a brincadeira.

4 – Se achar importante, você pode desenhar para explicar melhor. E até fotografar, filmar ou gravar a brincadeira e mandar para mapadobrincar@uol.com.br.

5- Podem participar do mapa crianças com até 12 anos de idade.

6- Os participantes não podem contar com ajuda dos pais ou responsáveis na produção dos textos e dos desenhos. Crianças não alfabetizadas podem pedir ajuda para um responsável, que deve preservar a forma de contar da criança.

7- Junto com o seu texto, mande a ficha de inscrição preenchida em letra de forma. Essa ficha pode ser copiada: o importante é ter todas as informações que constam dela.

8- Envie cartas até 3/07/2009, às18h, e e-mails até 3/07/2009, às 23h59. Não haverá confirmação de recebimento de material.

9- Em caso de dúvida, ligue para o tel. (11)3224-4412/3851 ou escreva para mapadobrincar@uol.com.br.

10- Consulte o regulamento completo no blog da Folhinha (http://blogdafolhinha.folha.blog.uol.com.br/).


(Envolverde/Pauta Social) - Em: 15/06/2009 - 10h06

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Comprometimento 2


”Judas fez o que eu lhe pedi. Era o meu discípulo fiel, um homem inteligente, com instrução, com uma cega confiança em mim e uma fé total no Pai. Por vezes caía no extremismo, mas, com o tempo, suavizou-se e foi capaz de fazer o que nenhum outro seria capaz: num ato de Amor total, entregar o Mestre, a seu pedido.”


Extraido do livro "TERRA – O JARDIM DE LÚCIFER", de Vitorino de Sousa

domingo, 16 de agosto de 2009

A VOZ DA ÁRVORE


Fui o sagrado lenho da cruz do Redentor.
Sou o calor da tua morada nas longas e frias noites de inverno.
Sou a sombra amiga que te protege contra o sol do estio.
Meus frutos saciam tua fome e acalmam tua sede.
Sou o telhado da tua casa, as tábuas da tua mesa,
A cama em que descansas e o cabo de tuas ferramentas.
Quando nasces, sou o berço.
Quando morres, sou o esquife.
Cuida de mim para que possa continuar a cuidar de ti...

(Autoria desconhecida)

sábado, 4 de julho de 2009

COMPROMETIMENTO


Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.

"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Passe adiante! Precisamos começar JÁ!

Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta aonde vive...


A CRIANÇA APRENDE COM O CONVÍVIO

Por Dorothy Law Nolte

A criança que convive com críticas aprende a condenar;
A criança que convive com a hostilidade aprende a ser agressiva;
A criança que convive com o ridículo aprende a ser tímida;
A criança que convive com a vergonha aprende a sentir-se culpada;
A criança que convive com a tolerância aprende a ser paciente;
A criança que convive com estímulos aprende a ter autoconfiança;
A criança que convive com elogios aprende a valorizar;
A criança que convive com a integridade aprende a ser justa;
A criança que convive com a segurança aprende a ter fé e confiança;
A criança que convive com aprovação aprende a gostar de si mesma;
A criança que convive com a honestidade aprende a verdade;
A criança que convive com a aceitação e a amizade;
Aprende a encontrar o AMOR no mundo.


sábado, 20 de junho de 2009

Para nosso Bem Maior


Senhor!

Auxilia-me para o bem a que me destinas, mas também a extinguir o mal que ainda carrego.

Auxilia-me não só a crer, mas também a realizar o melhor.

Auxilia-me a praticar a aceitação, mas também a exercer o discernimento.

Auxilia-me a exercer a paciência, mas também a livrar-me da inércia.

Auxilia-me a trabalhar, mas também a servir sem reclamação.

Auxilia-me a estender o amor que nos ensinaste, mas também a cultivar o amor, sem criar problemas para ninguém.

EMMANUEL

terça-feira, 2 de junho de 2009

A GRANDEZA DO SILÊNCIO


O silêncio é doçura:
quando não respondes às ofensas,
quando não reclamas os teus direitos,
quando deixas à Deus a defesa da tua honra.

O silêncio é misericórdia:
quando te calas diante das faltas de teus irmãos,
quando perdoas sem remoer o passado,
quando não condenas, mas intercedes em segredo.

O silêncio é paciência:
quando sofres sem te lamentares,
quando não procuras consolação junto aos homens,
quando não intervéns, esperando que a semente germine lentamente.

O silêncio é humildade:
quando te apagas para deixar aparecer teu irmão,
quando, na discrição, revelas dons de Deus,
quando suportas que tuas ações sejam mal interpretadas,
quando deixas a outros a glória da obra inacabada.

O silêncio é fé:
quando te apagas, sabendo que é Ele quem age...
quando renuncias às vozes do mundo para permanecer na Sua presença...
quando te basta que só Ele te compreenda.

O silêncio é adoração:
quando abraças a Cruz, sem perguntar:
por quê?

(AUTORIA DESCONHECIDA)

sábado, 25 de abril de 2009

O MAIOR TESOURO


Certa vez, um homem caminhava pela praia numa noite de lua a cheia. Pensava desta forma:
Se tivesse um carro novo, seria feliz;
Se tivesse uma casa grande, seria feliz;
Se tivesse um excelente trabalho, seria feliz;
Se tivesse uma parceira perfeita, seria feliz,
Quando tropeçou com uma sacolinha cheia de pedras. Ele começou a jogar as pedrinhas uma a uma no mar cada vez que dizia:
Seria feliz se tivesse...
Assim o fez até que somente ficou com uma pedrinha na sacolinha, que decidiu guardá- la.
Ao chegar em casa percebeu que aquela pedrinha tratava-se de um diamante muito valioso.
Você imagina quantos diamantes ele jogou ao mar sem parar para pensar?
Assim são as pessoas... jogam fora seus preciosos tesouros por estarem esperando o que acreditam ser perfeito ou sonhando e desejando o que não têm, sem dar valor ao que têm perto delas.
Se olhassem ao redor, parando para observar, perceberiam quão afortunadas são.Muito perto de si está sua felicidade.
Cada pedrinha deve ser observada... pode ser um diamante valioso.
Cada um de nossos dias pode ser considerado um diamante precioso, valioso e insubstituível.
Depende de cada um aproveitá-lo ou lançá-lo ao mar do esquecimento para nunca mais recuperá-lo.
Você como anda jogando suas pedrinhas? (que podem ser namorados, amigos, trabalho e até mesmos seus sonhos).
A morte não é a maior perda da vida.
A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos.
(Desconheço a autoria do texto...)

sábado, 28 de fevereiro de 2009

"A folha, quando ama, torna-se flor; quando adora, torna-se fruto."

(Rabindranath Tagore)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A PAZ QUE EXCEDE TODA A INTELIGÊNCIA



Existem muitos relatos de pessoas que vivenciaram essa nova dimensão emergente da consciência como resultado de uma perda trágica em determinado momento de sua vida.
Há quem tenha perdido todos os bens, os filhos ou o cônjuge, a posição social, a reputação ou a capacidades físicas. Em certos casos, em decorrência de desastres ou guerras, tudo isso se foi ao mesmo tempo e esses indivíduos se viram com "nada". Podemos chamar um quadro como esse de situação-limite. Não importa com que elementos essas pessoas estavam identificadas, o que lhes dava a percepção do ser, isso se acabou. Então, de repente e inexplicavelmente, a angústia e o medo intenso que elas sentiam desapareceram, dando lugar ia sensação sagrada da presença, uma paz e uma serenidade profunda e uma completa libertação do medo.
Esse fenômeno deve ter sido familiar a São Paulo, que usou a expressão "a paz de Deus excede toda a inteligência". Na verdade, é uma paz que não parece fazer sentido, e quem já passou por essa experiência se pergunta: diante disso, como é possível que eu sinta tanta paz?
Depois que compreendemos o que é o ego e como ele funciona, a resposta é simples. Quando as formas com as quais nos identificamos, que nos dão a presença do eu desmoronam ou são removidas, o ego entra em colapso, uma vez que ele é a identificação com a forma. No momento em que não há mais nada com que possamos nos identificar, quem somos nós? Assim que as formas ao nosso redor morrem ou quando a morte se aproxima, nossa percepção da Existência, do "eu sou", fica livre das ligações com a forma: o espírito é liberado da sua prisão na matéria.
Passamos a compreender nossa identidade essencial como informe, como uma presença onipresente do Ser antes de todas as formas, de todas as identificações. Entendemos nossa verdadeira identidade como a consciência propriamente dita em vez de algo ao qual a consciência se vinculara. Essa é a paz de Deus. A verdade suprema de quem nós somos não é "eu sou isso ou eu sou aquilo", mas "eu sou".
Nem todo mundo que vivencia uma grande perda passa por esse despertar, isto é, pelo processo de se desassociar da forma. Algumas pessoas criam de imediato uma forte imagem mental ou uma forma de pensamento em que se vêem como vitimas – das circunstâncias, de alguém, de um destino injusto ou de Deus. Assim, vinculam-se com intensidade a essa forma de pensamento e às emoções que ela origina, como raiva, ressentimento e auto-piedade, que assumem de modo instantâneo o lugar de todas as outras identificações que entraram em colapso por causa da perda.
Em outras palavras, o ego logo encontra uma nova forma. E o fato de que ela seja algo profundamente infeliz não o preocupa muito, desde que ele tenha uma nova identidade, boa ou má. Na verdade, esse novo ego será mais retraído, mais rígido e impenetrável do que o antigo.
Quando a perda trágica ocorre, nós ou resistimos a ela ou nos resignamos. Há pessoas que se tornam amargas ou muito ressentidas, enquanto outras se mostram mais solitárias, sábias e afetuosas. A resignação significa a aceitação interior do que aconteceu. Ficamos abertos à vida. A resistência é uma contração interior, um endurecimento da concha do ego. Permanecemos fechados. Seja qual for a ação que adotemos num estado de resistência interior (que podemos também chamar de negativismo), ela criará mais resistência externa, e o universo não estará do nosso lado. A vida não nos beneficiará. Se as persianas estiverem fechadas, o sol não conseguirá entrar.
Quando nos submetemos internamente, ou seja, no momento em que nos entregamos, uma nova dimensão da consciência se abre. Caso uma ação seja possível ou necessária, essa atitude será alinhada com o todo e apoiada pela inteligência criativa, a consciência incondicional com a qual nos unificamos num estado de receptividade interior. As circunstâncias e as pessoas então se tornam favoráveis, cooperativas. Coincidências acontecem. Se nenhuma ação for possível, repousaremos na paz e no silêncio interior que acompanham a resignação. Descansaremos em DEUS.


Retirado do livro – O DESPERTAR DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA - Eckhart Tolle - Editora Sextante

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Desenvolver a intuição e alcançar a iluminação.


Insisto apenas junto a cada um e a todos os que lerem estas instruções, sobre a necessidade de um renovado esforço para se ajustarem ao serviço por um esforço consciente e deliberado em desenvolver a intuição e alcançar a iluminação.

Todo ser humano que alcança o objetivo da luz e da sabedoria automaticamente tem um campo de influência que se estende tanto para cima como para baixo e que se dirige para dentro, para a fonte de luz, como para fora para os “campos de trevas”.

Quando tiver atingido isso, ele tornar-se-á um centro consciente de vida dando força e será assim sem esforço.

Ele estimulará, energizará, e vivificará para novos esforços todas as vidas com as quais ele entrar em contato, sejam elas seus companheiros aspirantes, seja um animal, ou uma flor.

Ele agirá como um transmissor de luz nas trevas.

Ele desfará o deslumbramento em torno de si e introduzirá a irradiação da realidade.

Quando grandes números de filhos dos homens puderem assim agir, então a família humana entrará no trabalho que lhe é destinado no serviço planetário.

Sua missão é agir como uma ponte entre o mundo do espírito e o mundo das formas materiais.

Todos os graus da matéria se encontram no homem e todos os estados de consciência lhe são possíveis.

A huma­nidade pode trabalhar em todas as direções e elevar os reinos subhumanos até o céu e trazer o céu à terra.

Um Tratado sobre Magia Branca-Tomo II- 538- Alice Bailey (O Tibetano)

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Efemérides comentadas para 2009.

Ano regido pelo Sol com destaque para:
Júpiter em Aquário, Plutão em Capricórnio e a oposição Urano-Saturno.
Por: Hector Othon

2009 será regido pelo Sol na Astrologia Ocidental segundo a Estrela dos Magos de Cinco Pontas, ano número *11 na numerologia e ano do Boi na Astrologia Chinesa.*
Estou com dificuldades de fazer as previsões de 2009, não sei porque... Mas vou me obrigar a escrever no mínimo as informações das efemérides e logo que sentir inspiração comentarei com mais vontade.
Plutão está em Capricórnio, Netuno em Aquário e Urano em Peixes, os planetas transpessoais estão ativando os últimos signos do zodíaco da terceira dimensão da Terra, do Ar e da Água. Quer dizer o mundo físico como um todo com suas estruturas e natureza (Capricórnio) , o plano mental coletivo, rede dos mentais pessoais e a inteligência das redes de comunicação, expressão e troca (Aquário) e o Amor que a todos une (Peixes). Quando um planeta esta em trânsito por um signo irradia suas qualidades através da função e faculdades que ele representa. Assim estamos sendo conectados aos signos de Capricórnio, Aquário e Peixes segundo as funções e faculdades dos planetas transpessoais.
O desafio é conseguir se ligar globalmente no que está acontecendo, conseguir se libertar da ditadura do automatismo que prioriza a sobrevivência pessoal e da família-tribo-nação e os relacionamentos emocionais pessoais, fazendo do resto excessos ou impossibilidades.
Sem uma visão mais ampla da vida o mais provável é se sentir na apocalipses negativa que só vibra na destruição do planeta e da vida. É evidente que 2009 será um ano de grandes mudanças, para mim impossível de visualizar de tanta coisa que vejo por acontecer. Prefiro ficar lembrando a fala positiva que escutei de uma entidade Uraniana. Ela falou que tudo está como previsto. Que o ano será mesmo de grandes provações da natureza e dos mistérios do mundo físico que exigirão, para poder sobreviver, experimentar a grande mudança de percepção do que realmente somos.
Ela falou que só através da meditação chegaremos a esta visão de nossas potencialidades no plano físico e do que realmente está acontecendo.
Falou que o projeto humanoide para o planeta Terra está num momento especial de consagração e iluminação. E mais que o comando espiritual do planeta está muito satisfeito com a qualidade de consciência e sensibilidade que em geral está regendo em muitos de nós... todos muito esperançosos com nosso processo... Em outro momento continuo narrando este diálogo.
É evidente que todos estamos sendo mexidos, e que viveremos situações extremas, já estão sendo vividas, muitos estão sendo cruelmente castigados por temporais, maremotos, terremotos, ventos e fogos... Outros estão sendo atingidos pela violência dos homens... Veja-se a loucura que se vive nestes momentos em Gaza ou no dia a dia nas ruas de qualquer cidade deste mundo. É prioritário um juizado internacional que não permita mais estas barbaridades! http://www.avaaz.org/po/gaza_time_for_peace/?cl=163959715&v=2618
Uma coisa é clara: TEMOS QUE CONSEGUIR PARAR COM A VIOLÊNCIA. Qualquer tipo de Violência, cada um de nós tem que se esforçar em trilhar o caminho do AMOR e da VIRTUDE. E lembre violência é... cada um sabe onde está sendo violento.
O planeta Júpiter entra no dia 5 de Janeiro em Aquário, onde se manterá por todo o ano. Está é uma colaboração astral muito importante para trazer uma força em tudo aquilo que se abra para o social e a arte de conviver com as diferenças. Os signos de Gêmeos, Libra e Aquário serão favorecidos. ..
Amadas e amados vamos parar de querer que as pessoas sejam como queremos, vamos experimentar a delicia de conhecer verdadeiramente as pessoas com quem convivemos e a partir desse olhar estabelecer relacionamentos verdadeiros, amorosos, atualizados, que assimilem os sinais do novo momento.
Vamos desenvolver tesão em conhecer os próprios automatismos, especialmente os negativos e tomar posse das nossas máquinas alimentados de uma ética do bem, do belo e da virtude e fazer uma verdadeira revolução de comportamento e atitudes e nos liberar de vez de todas as crenças e costumes que nos aprisionam ao egoísmo, o ciúme, a posse, e as emoções negativas.
Vamos entender de vez que nessa TERRA se erra, e assim todos sempre erraremos e cometeremos faltas e equívocos, mas saber também que quando estamos no comando de si podemos retificar, aprimorar, aprender para não cometer os mesmos erros. Se alie a seu amado na luta para se liberar das mágoas e os remordimentos, muita mais da ira e da vingança... vamos nos abrir para o Perdão, a Compaixão e a Misericórdia. .. e conseguir nos aceitar e juntos vencermos os desafios...
A passagem de Plutão por Capricórnio revelará a conexão profunda que existe entre cada coisa neste mundo.
Plutão (Shiva, Dionisios. Omolu. DiaBom) incita a encarar a verdade do coração e a consciência de que tudo esta interligado, o que obriga a agir com responsabilidade social, ambiental e sustentabilidade, de outro jeito a cada passo se poderá estar mais enrolado e sofrido.
Exige-se fio terra, presença, responsabilidade e coragem para tomar atitudes a favor do bem comum e em coerência a verdade do coração, incluindo plantas e animais. Liberação do supérfluo, indefinido, sem compromisso. Repúdio a todo o que agrida ao ambiente e ao planeta.
A grande tônica é agir, trabalhar, realizar em comunhão tendo em conta o todo. Muita coisa a ser feito, todas emergenciais!
É provável que durante este ano o Sistema Capitalista que reina no globo desmorone e mostre seus pilares de ilusão. O mundo terá que fazer uma transformação plutoniana das entranhas de sua estrutura e constituição. O mundo dará muitas voltas no seu próprio eixo e mostrará a necessidade de uma nova ordem mundial. Coroando a entrada definitiva de Plutão em Capricórnio, o mundo iniciará realmente a cara do novo Milênio. Impossível predizer o que esta por acontecer neste ano para mim, tudo dependerá do balanço global das forças, e do grau de amor dos corações.
No plano pessoal cada um será levado a seu limite a favor de mais amplitude e consciência. Seremos mexidos e obrigados pela vida a encarar nossas verdades e atitudes. A vida também exigirá que se defina o que se quer e a qual grupo se pertence. Momento ideal para se unir forças e saber se associar as pessoas certas pra unirmos a favor do que o novo momento inspira.
Reconstrua com rigor seus relacionamentos íntimos. Saiba romper com o que não funciona. Se estiver num momento de purificação, vai fundo, e resolve logo, que o melhor é mesmo estar com quem se tem que estar. Acabou o aluguel, a indefinição, a falta de conseqüência, verdade, participação e compromisso.
"Tranqüilidade. Observação de si. Identificação de circuitos, de automatismos. Saborear condicionamentos. MeDITAR, conhecer, vivenciar a delicia de poder optar e exercer a liberdade de comando do eu espiritual, terrenal, infernal sobre a vida. O sofrimento é só a indicação de um lugar a ser visitado com carinho. Lá no meio da dor, dialogar com o que estiver presente, acolher e explicar com compaixão a realidade. Saber escutar, acolher o que a dor tem a dizer e meditar, meditar, meditar até a Luz curar as feridas. Eu sou o Sol interior. Eu sou o centro. Eu sou a vida. Eu sou dono de mim e consigo me libertar dos condicionamentos que me levam ao sofrimento. Identifico onde tenho que mudar, transformar e tenho prazer de assim realizar. Consigo me libertar da ditadura dos acomodamentos, identificações negativas e falsas seguranças. Eu acredito no caminho do coração e do belo e me lanço na nuvem do não saber, saboreando o desconhecido, reconhecendo minha imperfeição, faltas e erros, me aceitando, me amando e me permitindo renovar, ar, respiração profunda, aaaaaaaaaaah, aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah, aaaaaaaaaaaaaaaaaah , obrigado meu deus, obrigado meus mestres e guias, obrigado meu anjo da Guarda, aaaaaaaaaaaaaaaaaaah, respiração profunda e agradecida, eu sou o Sol, sou a Lua, sou Mercúrio, sou Vênus, sou Júpiter, sou Saturno, sou Urano, sou Plutão, sou a Terra, sou as Estrelas, sou os Santos, sou os Orixás, sou Deuses e Deusas e sou a Nada, aaaaaaaaaaaaaa aaaaaah.
Muitas coisas por arrumar, muitos sonhos para realizar, mas aqui e agora eu estou vivo, alegria, estou vivo, lembrando de mim, conectado, presente, aaaaaaaaaaaaaaaaaaaah que delicia, aqui e agora, eu saboreando a minha vida, os meus dramas, os meus desafios, as minhas satisfações, as minhas sensações e percepções, eu, vivo, aqui e agora, na Terra, na borda do esquecimento de mim e o medo do abismo e do abandono, a dor roda, o mundo das dualidades, e no fundo, no fundo, a gargalhada de Baco, transformando a mERDA, aquilo que me Herda em Estrelas, ouro, aaaaaaaaaaaaaaah omaku!. A todo momento, esquecendo, lembrando, desconectando, conectando, o drAMA me atormentando nas tragédias giratórias, o ardor irresistível me renovando, aqui e agora, eu, vivo, me lembrando, em conTATO, aaaaaaaaaaaaaaaah, respiração, palpitação, sensação, lampejos de consciência de si, lampejos de consciência da REALidade, aaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaah, hehehehehehehe, kkkkkkkkk hehehehehe kkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkk hehehehehehehhehehe heheheheheheheheh, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkk aqui, agora, vivendo, me lembrando de mim, vivendo, olho minha novela, meus personagens, meus drAMAs, aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah,
Eu sou o centro. Meditação. Meditação. Meditação. Silêncio. Agora. Aqui. Sensação. A vida me chAMA, conecto... Eu falando, me relacionando e me observando, tudo ao mesmo tempo, delicia... Me conecto. Ardor irrestível da vida. Gozo. Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah. Aqui-Agora. Presente. Ausente. Máquina. Humano. Vivendo, andando, amando... enquanto Plutão passeia por Capricórnio, Júpiter por Aquário. Dionísio, Shiva, Omolu, São Lazaro entrando nas terras do Cabrito com rabo de seria... Eu.... hahahahahahaha. Eu.... Vc..... Todos...... a tERRA, errando, aprendendo, lembrando, esquecendo, surfando, amando... Eu, Vc, juntos... aaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaah"
Plutão convida a encarar a verdade do coração e a consciência de que tudo esta interligado (Urano em Peixes, Netuno em Aquário),
Todos os que vivem excessos no sistema capitalistas e todos os sistemas no poder, terão que perder, perderão o que faz tempo teriam que dividir.
A situação do clima, da sociedade e do planeta revelará as implicações de se mexer com impacto desmedido e inconsciente das leis da Natureza. Será revelado onde faltou holismo e visão ampla, onde se errou desde um ponto de vista ecológico e da Ordem Maior (especialmente a partir da passagem de Plutão pelo signo de Virgem). Em foco: o clima, a questão do sistema monetário, energia (petróleo), saúde e alimentação.
A natureza e o planeta como um todo poderão viver estremecimentos perigosos a vida. As mudanças climáticas, mostrarão a gravidade da situação e apontarão onde se tem que agir.
Plutão em Capricórnio, também vai mexer com o poder das tradições. E ao mesmo tempo a renovação e cura delas. Assim espera-se um renascimento das grandes tradições, mas cada uma mostrando suas limitações. Para liderar, será exigido experiência, previsão, planejamento e responsabilidade. Saturno em oposição com Urano, vai ajudar a dar viradas radicais de costumes e crenças. Os pretos velhos, os caboclos de doutrinação, os velhos que comandam a moral e a ordem neste mundo terão que reconhecer que a realidade está complexa demais para suas competências e terão que se abrir para as reformas que terão que acontecer no costume e no comportamento para podermos assimilar os sinais da nova ordem.
No poder público, Plutão vai fortalecer o poder dos governos e das instituições que garantam o fundamental para todos e a justiça social. O poder terá que saber lidar com a verdade e a complexidade do novo tempo.
2009 exigirá responsabilidade, conhecimento, atitudes lúcidas e virtuosas. Será um ano de muito trabalho e desafios. Provavelmente o ano que definirá a cara do novo Milênio.
O mundo da matéria mostrará seu lado mágico e divino.
Por outro lado, Netuno em Aquário, conectando os corações e Urano em Peixes expandindo a consciência e a riqueza do alimento espiritual, bênçãos de acordar e amar com plenitude, único caminho da Cura e da felicidade.
Sensação O sabor de se sentir amando Não importa se está sendo correspondido Sensação de amar De estar amando O sabor de amar
Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Gozo Êxtase Amar Só amar Sempre amar
Sensação Sinta-se amando Sinta-se o amor Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Gozo Êxtase Amar A mar
Todos estaremos mais dispostos e energetizados, com vontade de agir e realizar (se conseguirmos ser despojados e assimilar as mudanças que a realidade pode propiciar). O desafio será encontrar o jeito de realizar o que se quer e dar conta da complexidade das situações a serem resolvidas.

O Sol regente de 2009

O Sol como regente de 2009 abre para todos a possibilidade de brilhar, se realizar, viver com plenitude...
O ano 2009 começará entrando em cena um leonino no posto mais importante e influente do planeta, a presidência dos Estados Unidos.
Barack Obama, primeiro presidente negro dos Estados Unidos, é uma bola de surpresa. A história mostra que os presidentes leoninos são impossíveis de prever, lembre-mos Fidel Castro, Hugo Chaves,...

Júpiter em Aquário

Júpiter ingressa o Aguadeiro no dia 5 de Janeiro e permanece neste signo até o dia 17 de Janeiro de 2010, quando ingressa o signo de Peixes. Assim Júpiter estará em Aquário durante quase todo o ano, só não nos primeiros 5 dias.
Esta presença de Júpiter em Aquário é muito auspiciosa a ascensão dos valores aquarianos em nossos corações. A ação aquariana estará protegida e facilitada pelo Grande Pai e Senhor do Céu, da Lei na Terra, da Visão que expande horizontes e alinha os corações nas suas missões de Luz e Virtude.
Júpiter, o criador da humanidade, se dá muito bem no signo de Aquário que é o canal do social e de tudo o que de bom tenta penetrar na alma humana mostrando que somos o Um. Nestes momentos de transição, quando aqui na Terra as pessoas começam a compreender que a consciência social e a responsabilidade social e ambiental só trazem alegrias, que é muito importante pensarmos em conjunto para enfrentar com carinho os desafios, que é uma bênção conseguir amar ao outro como assim mesmo, que os indivíduos, as famílias e as nações estão acordando para aprender a lidar com as diferenças e a gostar de sermos verdadeiros e amorosos entre si, nestes momentos conjunturais, a presença de Júpiter no signo de Aquário é um verdadeiro presente para a Terra e cada um de nós.
Júpiter em Aquário ensina que a fé interior revela-se com o exercício da mente generosa, que o culto as idéias que borboleteam com as diferenças abrem horizontes, que a comunicação, expressão pessoal que contracena com todos rende amizades, que a articulação e os inter-relacionament os alimentam e transformam. Com Júpiter em Aquário as oportunidades de libertação aparecem, a expressão e comunicação com entusiasmo a favor do melhor entendimento e relacionamento do todo pede passagem, a educação e as redes de conhecimento e informação compartilhadas se multiplicam e amadurecem.

Saturno em Virgem

Saturno entrou em Virgem em 02 de setembro de 2007. Entra em Libra em 21 de julho de 2010. Transitara pelo signo de Virgem 2 anos e 10 meses.
Saturno em Virgem estará depurando a forma e métodos do agir cotidiano, iluminando os caminhos da purificação, ordem e limpeza. Estaremos todos mais exigentes e cuidadosos. Os perturbados, mais paranóicos, críticos e julgadores. Lembre a máxima de Jesus "atire a primeira pedra quem estiver livre de pecados".

Conselhos de Saturno em Virgem para todos

Neste período, cuide preventivamente da alimentação e saúde. Esteja alerta para evitar somatizações. Evite comer em excesso, antes de entufar pare. Excesso de comida implica sobrecarregar o sistema digestivo e gasto inecessário de energia. Além de engordar. Mastigue bastante. Evite tomar liquido durante as refeições. Evite comer duas horas antes de deitar.
Coloque ordem na sua vida, até se sentir satisfeito. Planeje com objetividade propósitos e ações.Cumpra o que planeja com rigor e qualidade. Goste se sentir orgulhoso do que faz. Goste que os outros reconheçam seu trabalho, e agradeçam. Proponha-se conscientemente contribuir com o bem-estar e felicidade dos outros.
Não deixe rastos que sobrecarregem os outros. Tipo se pegar um copo para beber água, a ação não finaliza quando beber a água, mas quando lavar o copo limpo para seu lugar ideal. Lembre que quando não se termina a ação, outro terá que terminar. E isto gerará energia negativa para vc. Finalize suas ações e com satisfação, se puder, sempre melhore os lugares por onde passar.
O foco de Saturno será a forma de se realizar e executar as coisas: ordem, qualidade, previdência, limpeza e justiça social.

Urano em Peixes

Urano em Peixes está colocando em rede os corações e renovando as práticas espiritualistas com procedimentos e tecnologias mais eficientes para os novos tempos.
Brasil entrando na TV digital abrirá novos horizontes na troca de informações e dos produtos televisivos, inaugura-se uma nova era na comunicação que a cada dia se tornará mais plena e independente das centrais do poder econômico.
Urano entrou em Peixes em 10 de março de 2003, onde transita (9 anos) até 12 de março de 2011.
Netuno em Aquário

Netuno em Aquário traz sensibilidade, amor e telepatia às redes. Tudo se sabe. Auge da telepatia e das revelações do oculto.
Urano em Peixes, e Netuno em Aquário estão em dupla recepção, conectando os corações e ativando a rede telepática que a todos une. Não existe mais segredo, tudo é revelado e conhecido. A sensibilidade e o amor molha as redes, assim como o oceânico e a imensidão constroem caminhos.
Eles mostram que o Amor é o caminho para resolver qualquer tipo de desafio. Experimente o diálogo amoroso e perceberá que com amor e compaixão é muito mais fácil o entendimento das diferenças. Ser amoroso, com integridade e clareza, permite compartilhar com profundidade e paz as emoções mais desafiadoras.
Netuno entrou em Aquário em 30 de janeiro de 1998, onde transitará (14 anos) até 03 de fevereiro de 2012.

Plutão em Capricórnio

No 26 de novembro de 2008 iniciou seu trânsito pelo signo de Capricórnio onde permanecerá até novembro de 2024 -16 anos.
Plutão no seu trânsito por um signo submete seus assuntos e atributos a cura profunda e a profundas transmutações que mexerão com impacto seja no nível social, seja no pessoal.
Para estudar seus impactos na pessoa, estude:
as qualidades do signo onde se encontra Capricórnio
a casa onde se encontre no mapa natal
e os aspectos que fizer com os outros planetas natais e pontos significativos do mapa.
Para estudar o impacto de Plutão no social, identifique no social, os atributos e assuntos do signo e observe o que acontece ou pode acontecer segundo o impacto da função Plutão. Logo, logo teremos um texto relacionando fatos históricos e as passagens anteriores no signo de Capricórnio, o texto já está em inglês (com partes traduzidas) no site, pouco a pouco colaboradores da lista o estão traduzindo, ainda precisamos de mais ajuda.

Considerações finais

Do lado negativo:
As forças de recuperação da Natureza poderão se manifestar com violência, especialmente através dos movimentos telúricos.
Poderão estourar redes de esgoto e da água, gerando desafios complexos que podem provocar contaminações e enfermidades. Em foco a situação global da água.
Podem morrer líderes no exercício do poder público de forma inesperada, provocando movimentos sociais com qualidades novas.
Quebra da ordem. Guerra ideológica e religiosa. Extremismos.
Quebra do poder centralizado da TV e dos meios de comunicação.

Do lado positivo:
Os povos estarão abertos para o diálogo e a conciliação de diferenças. As instituições globais a favor da Paz e o Entendimento poderão reativar sua força e participação. Nova ordem planetária se expressará em leis, e regras priorizando a boa convivência e forma mais solidária de resolver desafios que atingirão as grandes massas.
Todos nos sentiremos mais responsáveis com a situação global e nosso papel de cidadão do mundo e realizaremos o melhor para contribuir com a cura pessoal, dos outros, das instituições e do planeta como um todo.
Grandes mudanças no setor de comunicações. Quebra dos monopólios do poder da TV.
Desenvolvimento do estudo superior e técnico e suas instituições.
A arte, a beleza e o afeto serão muito valorizados e favorecidos.
Todos estaremos mais esclarecidos do que queremos e com idéias mais lúcidas e sabias sobre a vida.
Aquele que for generoso e ético terá oportunidades de prosperidade e riqueza.
Desejo a todos sabedoria, arte e maestria para lidar com a força e poder do Sol nas suas vidas, mas sobretudo a delicia de poder amar com incondicionalidade.
Rezo para que toda a energia do Sol liberada seja usada sim por cada um na realização de seus sonhos, mas que seja sempre fiel ao intento maior que nos une: facilitar o bem-estar comum e a felicidade de todos com sustentabilidade, carinhos e responsabilidade.
Comece o ano se propondo renascer nos seus valores mais elevados e nobres a todo momento. Que consiga ser consciente de seu Olimpo Pessoal e que seu Eu Espiritual consiga reger potencialidades em equilíbrio e harmonia com as maravilhas deste mundo, verdadeiro Paraíso do Universo.
*Acordar, se observar, ancorar... a delicia de acompanhar a consciência se expandindo*
Que consiga se sentir adulto, presente e comprometido. Que consiga reconhecer erros e ter a coragem de tomar atitudes a favor do bem comum e o caminho reto da Virtude. Que consiga se cuidar com muito carinho e aconchego, para que encontre o jeito excelso de satisfazer necessidades básicas: comer, descansar, exercitar, cuidar de seu corpo de tal maneira que fique muito feliz e satisfeito com seu desempenho de Pai e Mãe de si mesmo. Que sua criança interior consiga se sentir amada e que reine o carinho e o entendimento no teu interior e nos teus relacionamentos.
Que consiga amar e receber amor com incondicionalidade e ser um abençoado na arte de amar ao outro como assim mesmo, como indicou o Mestre Jesus.
Alegria
Com carinho e confiança, feliz 2009!
Hector Othon

NOVOS PLANETAS, ALÉM DE PLUTÃO NO CINTURÃO DE KUIPER e NA NUVEM DE OORT.

Os novos planetas, chamados de planetas anões, ainda estão sendo estudados pelos astrólogos em busca de captar e identificar os seus significados astrológicos. A seguir, informações básicas que lhe permitirão acompanhar seus trânsitos pelo mapa natal, para que você chegue a suas próprias conclusões, bons estudos. No site www.astro.com poderá encontrar efemérides mais detalhadas.

Quaoar - 2002 LM60.
<http://www.astro.com/swisseph/quaoar.htm>
Inicia o ano a 19º 23 de sagitário. *Entrou em Sagitário em outubro de 1994 e sairá em 27 de janeiro de 2017.* Ficará em Sagitário 23 anos.
Encontra-se entre Plutão e Sedna. Período 288 anos. Distancia 6,5 bilhões de quilômetros. Diâmetro: 1250 km (quase o mesmo que o diâmetro da lua de Plutão Caronte 1270m). A sua trajetória ao redor do Sol é quase um circulo perfeito. Foi descoberto em 2002.
Quaoar significa "força de criação" na língua da tribo tongva, os primeiros habitantes da bacia de Los Angeles. O "California Institute of Technology", onde trabalham os pesquisadores que descobriram este novo objeto, Michael Brown e Chadwick Trujillo, tem sua sede na cidade de Los Angeles. Na região onde atualmente fica esta cidade, existia uma tribo de índios norte-americanos chamados Tongva. Para eles Quaoar era o deus da criação. Quaoar teria descido dos céus e, depois de transformar o caos em ordem, colocou o mundo nas costas de 7 gigantes. Em seguida, Quaoar criou os animais inferiores e, depois, criou a humanidade.
<http://www.astro.com/swisseph/eris.htm>
Inicia o ano a 20º 27m de Áries em movimento retrógado Volta ao mov direto em torno do 09 de janeiro de 2009. Entra no grau 22 só em 2010.
Entrou em Áries em 05 de junho de 1922 e só sairá em 05 de março de 2048. Assim estará transitando por Áries 146 anos!
Demora 560 anos para dar uma volta completa em torno do Sol. Afélio 97 UA. Periélio 37,77 UA. Inclinação orbital 47,177º. Foi descoberto em 2005. As medidas ainda incertas de seu tamanho, o colocam como um pouco maior que Plutão e menor que nossa Lua.
Eris é a deusa da "discórdia". O novo planeta "anão" foi chamado assim porque a sua descoberta lançou a discórdia entre os astrônomos quanto à definição do que se entende por planeta. Tal reflexão causou, indiretamente, a descida de status de Plutão de "planeta" para "planeta anão". Houve confusão também em relação a sua descoberta, feita sincronicamente em vários observatórios. Mas na verdade, esta nova conceituação de planeta, faz justiça à realidade física e introduz uma diferença que de fato existe na agora numerosa família dos planetas do Sistema Solar.
Na mitologia grega, Éris é famosa por ter causado, indiretamente, a Guerra de Tróia. Era também conhecida por acompanhar o seu irmão Marte (Ares) para o campo de batalha e, quando os outros deuses iam embora, ela ficava rejubilando- se da carnificina.
Antes de receber nome tinha a designação provisória de 2003 UB313, que é uma matrícula atribuída automaticamente de acordo com o protocolo da União Astrológica Internacional (UAI) para os planetas menores. A possibilidade de que fosse classificado como um planeta levou a que a UAI não autorizasse nenhum nome, dado que não era claro se seria classificado como um planeta principal ou não. Caso fosse, a UAI só aprovaria nomes de tradição greco-romana, tal como foi costume ao designar planetas do Sistema Solar. Enquanto a classificação não se definia, apareceu a proposta do nome "Xena", personagem mitológica da série televisiva Xena, A Princesa Guerreira. Outro nome sugerido para Éris era o de Perséfone (Prosérpina romana), mulher de Plutão
<http://www.astro.com/swisseph/sedna.htm>
Inicia o ano retrogrado a 20º26 de Touro. Entrou em Touro em 30 maio de 1965 e só sairá em 10 de abril de 2024. Assim estará em Touro 59 anos.
Período 10 500 anos. Diâmetro: 1800 km . Demora 10.500 anos para dar uma volta completa em torno do Sol. Sua órbita é extremamente elíptica e o leva entre de um periélio a 76 UA do Sol (O periélio será alcançado em 2083, externo ao anel principal de Kuiper) até um afélio distante mais de 942 UA do astro-rei (850 vezes a distância Terra-Sol). Pertence a Nuvem de Oort. Foi descoberto por Michael Brown e equipe no 14 de novembro de 2003, Observatório Palomar.
Sedna é uma deusa esquimó que deu vida às criaturas marinhas no Ártico. Na região onde Sedna se encontra, a temperatura nunca é superior a %u2013240°C. Esse mundo gelado está tão distante que segundo Mike Brown, astrônomo do Caltech, "se você estivesse em Sedna poderia tampar o Sol com a cabeça de um alfinete". Para se ter uma idéia, o Cinturão de Kuiper termina abruptamente a 50 UA do Sol, mas Sedna não se aproxima do Sol mais do que 76 UA

Varuna 2000 WR106
*Varuna* é o planeta anão identificado astronomicamentente por *2000 WR106*.
Ele foi descoberto no ano 2000 por *R. S. McMillan e J. Larsen*.
Orbita além de *Plutão* com um período orbital era de *282 anos.*
O astólogo *Juan A. Revilla*, da Costa Rica, o chama "o grande equalizador."
http://planetwaves. net/astrology/ waterworlds. html.
Suas efemérides podem ser encontradas em http://www.astro. com/swisseph/varuna.htm