quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Efemérides comentadas para 2009.

Ano regido pelo Sol com destaque para:
Júpiter em Aquário, Plutão em Capricórnio e a oposição Urano-Saturno.
Por: Hector Othon

2009 será regido pelo Sol na Astrologia Ocidental segundo a Estrela dos Magos de Cinco Pontas, ano número *11 na numerologia e ano do Boi na Astrologia Chinesa.*
Estou com dificuldades de fazer as previsões de 2009, não sei porque... Mas vou me obrigar a escrever no mínimo as informações das efemérides e logo que sentir inspiração comentarei com mais vontade.
Plutão está em Capricórnio, Netuno em Aquário e Urano em Peixes, os planetas transpessoais estão ativando os últimos signos do zodíaco da terceira dimensão da Terra, do Ar e da Água. Quer dizer o mundo físico como um todo com suas estruturas e natureza (Capricórnio) , o plano mental coletivo, rede dos mentais pessoais e a inteligência das redes de comunicação, expressão e troca (Aquário) e o Amor que a todos une (Peixes). Quando um planeta esta em trânsito por um signo irradia suas qualidades através da função e faculdades que ele representa. Assim estamos sendo conectados aos signos de Capricórnio, Aquário e Peixes segundo as funções e faculdades dos planetas transpessoais.
O desafio é conseguir se ligar globalmente no que está acontecendo, conseguir se libertar da ditadura do automatismo que prioriza a sobrevivência pessoal e da família-tribo-nação e os relacionamentos emocionais pessoais, fazendo do resto excessos ou impossibilidades.
Sem uma visão mais ampla da vida o mais provável é se sentir na apocalipses negativa que só vibra na destruição do planeta e da vida. É evidente que 2009 será um ano de grandes mudanças, para mim impossível de visualizar de tanta coisa que vejo por acontecer. Prefiro ficar lembrando a fala positiva que escutei de uma entidade Uraniana. Ela falou que tudo está como previsto. Que o ano será mesmo de grandes provações da natureza e dos mistérios do mundo físico que exigirão, para poder sobreviver, experimentar a grande mudança de percepção do que realmente somos.
Ela falou que só através da meditação chegaremos a esta visão de nossas potencialidades no plano físico e do que realmente está acontecendo.
Falou que o projeto humanoide para o planeta Terra está num momento especial de consagração e iluminação. E mais que o comando espiritual do planeta está muito satisfeito com a qualidade de consciência e sensibilidade que em geral está regendo em muitos de nós... todos muito esperançosos com nosso processo... Em outro momento continuo narrando este diálogo.
É evidente que todos estamos sendo mexidos, e que viveremos situações extremas, já estão sendo vividas, muitos estão sendo cruelmente castigados por temporais, maremotos, terremotos, ventos e fogos... Outros estão sendo atingidos pela violência dos homens... Veja-se a loucura que se vive nestes momentos em Gaza ou no dia a dia nas ruas de qualquer cidade deste mundo. É prioritário um juizado internacional que não permita mais estas barbaridades! http://www.avaaz.org/po/gaza_time_for_peace/?cl=163959715&v=2618
Uma coisa é clara: TEMOS QUE CONSEGUIR PARAR COM A VIOLÊNCIA. Qualquer tipo de Violência, cada um de nós tem que se esforçar em trilhar o caminho do AMOR e da VIRTUDE. E lembre violência é... cada um sabe onde está sendo violento.
O planeta Júpiter entra no dia 5 de Janeiro em Aquário, onde se manterá por todo o ano. Está é uma colaboração astral muito importante para trazer uma força em tudo aquilo que se abra para o social e a arte de conviver com as diferenças. Os signos de Gêmeos, Libra e Aquário serão favorecidos. ..
Amadas e amados vamos parar de querer que as pessoas sejam como queremos, vamos experimentar a delicia de conhecer verdadeiramente as pessoas com quem convivemos e a partir desse olhar estabelecer relacionamentos verdadeiros, amorosos, atualizados, que assimilem os sinais do novo momento.
Vamos desenvolver tesão em conhecer os próprios automatismos, especialmente os negativos e tomar posse das nossas máquinas alimentados de uma ética do bem, do belo e da virtude e fazer uma verdadeira revolução de comportamento e atitudes e nos liberar de vez de todas as crenças e costumes que nos aprisionam ao egoísmo, o ciúme, a posse, e as emoções negativas.
Vamos entender de vez que nessa TERRA se erra, e assim todos sempre erraremos e cometeremos faltas e equívocos, mas saber também que quando estamos no comando de si podemos retificar, aprimorar, aprender para não cometer os mesmos erros. Se alie a seu amado na luta para se liberar das mágoas e os remordimentos, muita mais da ira e da vingança... vamos nos abrir para o Perdão, a Compaixão e a Misericórdia. .. e conseguir nos aceitar e juntos vencermos os desafios...
A passagem de Plutão por Capricórnio revelará a conexão profunda que existe entre cada coisa neste mundo.
Plutão (Shiva, Dionisios. Omolu. DiaBom) incita a encarar a verdade do coração e a consciência de que tudo esta interligado, o que obriga a agir com responsabilidade social, ambiental e sustentabilidade, de outro jeito a cada passo se poderá estar mais enrolado e sofrido.
Exige-se fio terra, presença, responsabilidade e coragem para tomar atitudes a favor do bem comum e em coerência a verdade do coração, incluindo plantas e animais. Liberação do supérfluo, indefinido, sem compromisso. Repúdio a todo o que agrida ao ambiente e ao planeta.
A grande tônica é agir, trabalhar, realizar em comunhão tendo em conta o todo. Muita coisa a ser feito, todas emergenciais!
É provável que durante este ano o Sistema Capitalista que reina no globo desmorone e mostre seus pilares de ilusão. O mundo terá que fazer uma transformação plutoniana das entranhas de sua estrutura e constituição. O mundo dará muitas voltas no seu próprio eixo e mostrará a necessidade de uma nova ordem mundial. Coroando a entrada definitiva de Plutão em Capricórnio, o mundo iniciará realmente a cara do novo Milênio. Impossível predizer o que esta por acontecer neste ano para mim, tudo dependerá do balanço global das forças, e do grau de amor dos corações.
No plano pessoal cada um será levado a seu limite a favor de mais amplitude e consciência. Seremos mexidos e obrigados pela vida a encarar nossas verdades e atitudes. A vida também exigirá que se defina o que se quer e a qual grupo se pertence. Momento ideal para se unir forças e saber se associar as pessoas certas pra unirmos a favor do que o novo momento inspira.
Reconstrua com rigor seus relacionamentos íntimos. Saiba romper com o que não funciona. Se estiver num momento de purificação, vai fundo, e resolve logo, que o melhor é mesmo estar com quem se tem que estar. Acabou o aluguel, a indefinição, a falta de conseqüência, verdade, participação e compromisso.
"Tranqüilidade. Observação de si. Identificação de circuitos, de automatismos. Saborear condicionamentos. MeDITAR, conhecer, vivenciar a delicia de poder optar e exercer a liberdade de comando do eu espiritual, terrenal, infernal sobre a vida. O sofrimento é só a indicação de um lugar a ser visitado com carinho. Lá no meio da dor, dialogar com o que estiver presente, acolher e explicar com compaixão a realidade. Saber escutar, acolher o que a dor tem a dizer e meditar, meditar, meditar até a Luz curar as feridas. Eu sou o Sol interior. Eu sou o centro. Eu sou a vida. Eu sou dono de mim e consigo me libertar dos condicionamentos que me levam ao sofrimento. Identifico onde tenho que mudar, transformar e tenho prazer de assim realizar. Consigo me libertar da ditadura dos acomodamentos, identificações negativas e falsas seguranças. Eu acredito no caminho do coração e do belo e me lanço na nuvem do não saber, saboreando o desconhecido, reconhecendo minha imperfeição, faltas e erros, me aceitando, me amando e me permitindo renovar, ar, respiração profunda, aaaaaaaaaaah, aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah, aaaaaaaaaaaaaaaaaah , obrigado meu deus, obrigado meus mestres e guias, obrigado meu anjo da Guarda, aaaaaaaaaaaaaaaaaaah, respiração profunda e agradecida, eu sou o Sol, sou a Lua, sou Mercúrio, sou Vênus, sou Júpiter, sou Saturno, sou Urano, sou Plutão, sou a Terra, sou as Estrelas, sou os Santos, sou os Orixás, sou Deuses e Deusas e sou a Nada, aaaaaaaaaaaaaa aaaaaah.
Muitas coisas por arrumar, muitos sonhos para realizar, mas aqui e agora eu estou vivo, alegria, estou vivo, lembrando de mim, conectado, presente, aaaaaaaaaaaaaaaaaaaah que delicia, aqui e agora, eu saboreando a minha vida, os meus dramas, os meus desafios, as minhas satisfações, as minhas sensações e percepções, eu, vivo, aqui e agora, na Terra, na borda do esquecimento de mim e o medo do abismo e do abandono, a dor roda, o mundo das dualidades, e no fundo, no fundo, a gargalhada de Baco, transformando a mERDA, aquilo que me Herda em Estrelas, ouro, aaaaaaaaaaaaaaah omaku!. A todo momento, esquecendo, lembrando, desconectando, conectando, o drAMA me atormentando nas tragédias giratórias, o ardor irresistível me renovando, aqui e agora, eu, vivo, me lembrando, em conTATO, aaaaaaaaaaaaaaaah, respiração, palpitação, sensação, lampejos de consciência de si, lampejos de consciência da REALidade, aaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaah, hehehehehehehe, kkkkkkkkk hehehehehe kkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkk hehehehehehehhehehe heheheheheheheheh, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkk aqui, agora, vivendo, me lembrando de mim, vivendo, olho minha novela, meus personagens, meus drAMAs, aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah,
Eu sou o centro. Meditação. Meditação. Meditação. Silêncio. Agora. Aqui. Sensação. A vida me chAMA, conecto... Eu falando, me relacionando e me observando, tudo ao mesmo tempo, delicia... Me conecto. Ardor irrestível da vida. Gozo. Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah. Aqui-Agora. Presente. Ausente. Máquina. Humano. Vivendo, andando, amando... enquanto Plutão passeia por Capricórnio, Júpiter por Aquário. Dionísio, Shiva, Omolu, São Lazaro entrando nas terras do Cabrito com rabo de seria... Eu.... hahahahahahaha. Eu.... Vc..... Todos...... a tERRA, errando, aprendendo, lembrando, esquecendo, surfando, amando... Eu, Vc, juntos... aaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaah"
Plutão convida a encarar a verdade do coração e a consciência de que tudo esta interligado (Urano em Peixes, Netuno em Aquário),
Todos os que vivem excessos no sistema capitalistas e todos os sistemas no poder, terão que perder, perderão o que faz tempo teriam que dividir.
A situação do clima, da sociedade e do planeta revelará as implicações de se mexer com impacto desmedido e inconsciente das leis da Natureza. Será revelado onde faltou holismo e visão ampla, onde se errou desde um ponto de vista ecológico e da Ordem Maior (especialmente a partir da passagem de Plutão pelo signo de Virgem). Em foco: o clima, a questão do sistema monetário, energia (petróleo), saúde e alimentação.
A natureza e o planeta como um todo poderão viver estremecimentos perigosos a vida. As mudanças climáticas, mostrarão a gravidade da situação e apontarão onde se tem que agir.
Plutão em Capricórnio, também vai mexer com o poder das tradições. E ao mesmo tempo a renovação e cura delas. Assim espera-se um renascimento das grandes tradições, mas cada uma mostrando suas limitações. Para liderar, será exigido experiência, previsão, planejamento e responsabilidade. Saturno em oposição com Urano, vai ajudar a dar viradas radicais de costumes e crenças. Os pretos velhos, os caboclos de doutrinação, os velhos que comandam a moral e a ordem neste mundo terão que reconhecer que a realidade está complexa demais para suas competências e terão que se abrir para as reformas que terão que acontecer no costume e no comportamento para podermos assimilar os sinais da nova ordem.
No poder público, Plutão vai fortalecer o poder dos governos e das instituições que garantam o fundamental para todos e a justiça social. O poder terá que saber lidar com a verdade e a complexidade do novo tempo.
2009 exigirá responsabilidade, conhecimento, atitudes lúcidas e virtuosas. Será um ano de muito trabalho e desafios. Provavelmente o ano que definirá a cara do novo Milênio.
O mundo da matéria mostrará seu lado mágico e divino.
Por outro lado, Netuno em Aquário, conectando os corações e Urano em Peixes expandindo a consciência e a riqueza do alimento espiritual, bênçãos de acordar e amar com plenitude, único caminho da Cura e da felicidade.
Sensação O sabor de se sentir amando Não importa se está sendo correspondido Sensação de amar De estar amando O sabor de amar
Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Gozo Êxtase Amar Só amar Sempre amar
Sensação Sinta-se amando Sinta-se o amor Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Gozo Êxtase Amar A mar
Todos estaremos mais dispostos e energetizados, com vontade de agir e realizar (se conseguirmos ser despojados e assimilar as mudanças que a realidade pode propiciar). O desafio será encontrar o jeito de realizar o que se quer e dar conta da complexidade das situações a serem resolvidas.

O Sol regente de 2009

O Sol como regente de 2009 abre para todos a possibilidade de brilhar, se realizar, viver com plenitude...
O ano 2009 começará entrando em cena um leonino no posto mais importante e influente do planeta, a presidência dos Estados Unidos.
Barack Obama, primeiro presidente negro dos Estados Unidos, é uma bola de surpresa. A história mostra que os presidentes leoninos são impossíveis de prever, lembre-mos Fidel Castro, Hugo Chaves,...

Júpiter em Aquário

Júpiter ingressa o Aguadeiro no dia 5 de Janeiro e permanece neste signo até o dia 17 de Janeiro de 2010, quando ingressa o signo de Peixes. Assim Júpiter estará em Aquário durante quase todo o ano, só não nos primeiros 5 dias.
Esta presença de Júpiter em Aquário é muito auspiciosa a ascensão dos valores aquarianos em nossos corações. A ação aquariana estará protegida e facilitada pelo Grande Pai e Senhor do Céu, da Lei na Terra, da Visão que expande horizontes e alinha os corações nas suas missões de Luz e Virtude.
Júpiter, o criador da humanidade, se dá muito bem no signo de Aquário que é o canal do social e de tudo o que de bom tenta penetrar na alma humana mostrando que somos o Um. Nestes momentos de transição, quando aqui na Terra as pessoas começam a compreender que a consciência social e a responsabilidade social e ambiental só trazem alegrias, que é muito importante pensarmos em conjunto para enfrentar com carinho os desafios, que é uma bênção conseguir amar ao outro como assim mesmo, que os indivíduos, as famílias e as nações estão acordando para aprender a lidar com as diferenças e a gostar de sermos verdadeiros e amorosos entre si, nestes momentos conjunturais, a presença de Júpiter no signo de Aquário é um verdadeiro presente para a Terra e cada um de nós.
Júpiter em Aquário ensina que a fé interior revela-se com o exercício da mente generosa, que o culto as idéias que borboleteam com as diferenças abrem horizontes, que a comunicação, expressão pessoal que contracena com todos rende amizades, que a articulação e os inter-relacionament os alimentam e transformam. Com Júpiter em Aquário as oportunidades de libertação aparecem, a expressão e comunicação com entusiasmo a favor do melhor entendimento e relacionamento do todo pede passagem, a educação e as redes de conhecimento e informação compartilhadas se multiplicam e amadurecem.

Saturno em Virgem

Saturno entrou em Virgem em 02 de setembro de 2007. Entra em Libra em 21 de julho de 2010. Transitara pelo signo de Virgem 2 anos e 10 meses.
Saturno em Virgem estará depurando a forma e métodos do agir cotidiano, iluminando os caminhos da purificação, ordem e limpeza. Estaremos todos mais exigentes e cuidadosos. Os perturbados, mais paranóicos, críticos e julgadores. Lembre a máxima de Jesus "atire a primeira pedra quem estiver livre de pecados".

Conselhos de Saturno em Virgem para todos

Neste período, cuide preventivamente da alimentação e saúde. Esteja alerta para evitar somatizações. Evite comer em excesso, antes de entufar pare. Excesso de comida implica sobrecarregar o sistema digestivo e gasto inecessário de energia. Além de engordar. Mastigue bastante. Evite tomar liquido durante as refeições. Evite comer duas horas antes de deitar.
Coloque ordem na sua vida, até se sentir satisfeito. Planeje com objetividade propósitos e ações.Cumpra o que planeja com rigor e qualidade. Goste se sentir orgulhoso do que faz. Goste que os outros reconheçam seu trabalho, e agradeçam. Proponha-se conscientemente contribuir com o bem-estar e felicidade dos outros.
Não deixe rastos que sobrecarregem os outros. Tipo se pegar um copo para beber água, a ação não finaliza quando beber a água, mas quando lavar o copo limpo para seu lugar ideal. Lembre que quando não se termina a ação, outro terá que terminar. E isto gerará energia negativa para vc. Finalize suas ações e com satisfação, se puder, sempre melhore os lugares por onde passar.
O foco de Saturno será a forma de se realizar e executar as coisas: ordem, qualidade, previdência, limpeza e justiça social.

Urano em Peixes

Urano em Peixes está colocando em rede os corações e renovando as práticas espiritualistas com procedimentos e tecnologias mais eficientes para os novos tempos.
Brasil entrando na TV digital abrirá novos horizontes na troca de informações e dos produtos televisivos, inaugura-se uma nova era na comunicação que a cada dia se tornará mais plena e independente das centrais do poder econômico.
Urano entrou em Peixes em 10 de março de 2003, onde transita (9 anos) até 12 de março de 2011.
Netuno em Aquário

Netuno em Aquário traz sensibilidade, amor e telepatia às redes. Tudo se sabe. Auge da telepatia e das revelações do oculto.
Urano em Peixes, e Netuno em Aquário estão em dupla recepção, conectando os corações e ativando a rede telepática que a todos une. Não existe mais segredo, tudo é revelado e conhecido. A sensibilidade e o amor molha as redes, assim como o oceânico e a imensidão constroem caminhos.
Eles mostram que o Amor é o caminho para resolver qualquer tipo de desafio. Experimente o diálogo amoroso e perceberá que com amor e compaixão é muito mais fácil o entendimento das diferenças. Ser amoroso, com integridade e clareza, permite compartilhar com profundidade e paz as emoções mais desafiadoras.
Netuno entrou em Aquário em 30 de janeiro de 1998, onde transitará (14 anos) até 03 de fevereiro de 2012.

Plutão em Capricórnio

No 26 de novembro de 2008 iniciou seu trânsito pelo signo de Capricórnio onde permanecerá até novembro de 2024 -16 anos.
Plutão no seu trânsito por um signo submete seus assuntos e atributos a cura profunda e a profundas transmutações que mexerão com impacto seja no nível social, seja no pessoal.
Para estudar seus impactos na pessoa, estude:
as qualidades do signo onde se encontra Capricórnio
a casa onde se encontre no mapa natal
e os aspectos que fizer com os outros planetas natais e pontos significativos do mapa.
Para estudar o impacto de Plutão no social, identifique no social, os atributos e assuntos do signo e observe o que acontece ou pode acontecer segundo o impacto da função Plutão. Logo, logo teremos um texto relacionando fatos históricos e as passagens anteriores no signo de Capricórnio, o texto já está em inglês (com partes traduzidas) no site, pouco a pouco colaboradores da lista o estão traduzindo, ainda precisamos de mais ajuda.

Considerações finais

Do lado negativo:
As forças de recuperação da Natureza poderão se manifestar com violência, especialmente através dos movimentos telúricos.
Poderão estourar redes de esgoto e da água, gerando desafios complexos que podem provocar contaminações e enfermidades. Em foco a situação global da água.
Podem morrer líderes no exercício do poder público de forma inesperada, provocando movimentos sociais com qualidades novas.
Quebra da ordem. Guerra ideológica e religiosa. Extremismos.
Quebra do poder centralizado da TV e dos meios de comunicação.

Do lado positivo:
Os povos estarão abertos para o diálogo e a conciliação de diferenças. As instituições globais a favor da Paz e o Entendimento poderão reativar sua força e participação. Nova ordem planetária se expressará em leis, e regras priorizando a boa convivência e forma mais solidária de resolver desafios que atingirão as grandes massas.
Todos nos sentiremos mais responsáveis com a situação global e nosso papel de cidadão do mundo e realizaremos o melhor para contribuir com a cura pessoal, dos outros, das instituições e do planeta como um todo.
Grandes mudanças no setor de comunicações. Quebra dos monopólios do poder da TV.
Desenvolvimento do estudo superior e técnico e suas instituições.
A arte, a beleza e o afeto serão muito valorizados e favorecidos.
Todos estaremos mais esclarecidos do que queremos e com idéias mais lúcidas e sabias sobre a vida.
Aquele que for generoso e ético terá oportunidades de prosperidade e riqueza.
Desejo a todos sabedoria, arte e maestria para lidar com a força e poder do Sol nas suas vidas, mas sobretudo a delicia de poder amar com incondicionalidade.
Rezo para que toda a energia do Sol liberada seja usada sim por cada um na realização de seus sonhos, mas que seja sempre fiel ao intento maior que nos une: facilitar o bem-estar comum e a felicidade de todos com sustentabilidade, carinhos e responsabilidade.
Comece o ano se propondo renascer nos seus valores mais elevados e nobres a todo momento. Que consiga ser consciente de seu Olimpo Pessoal e que seu Eu Espiritual consiga reger potencialidades em equilíbrio e harmonia com as maravilhas deste mundo, verdadeiro Paraíso do Universo.
*Acordar, se observar, ancorar... a delicia de acompanhar a consciência se expandindo*
Que consiga se sentir adulto, presente e comprometido. Que consiga reconhecer erros e ter a coragem de tomar atitudes a favor do bem comum e o caminho reto da Virtude. Que consiga se cuidar com muito carinho e aconchego, para que encontre o jeito excelso de satisfazer necessidades básicas: comer, descansar, exercitar, cuidar de seu corpo de tal maneira que fique muito feliz e satisfeito com seu desempenho de Pai e Mãe de si mesmo. Que sua criança interior consiga se sentir amada e que reine o carinho e o entendimento no teu interior e nos teus relacionamentos.
Que consiga amar e receber amor com incondicionalidade e ser um abençoado na arte de amar ao outro como assim mesmo, como indicou o Mestre Jesus.
Alegria
Com carinho e confiança, feliz 2009!
Hector Othon

NOVOS PLANETAS, ALÉM DE PLUTÃO NO CINTURÃO DE KUIPER e NA NUVEM DE OORT.

Os novos planetas, chamados de planetas anões, ainda estão sendo estudados pelos astrólogos em busca de captar e identificar os seus significados astrológicos. A seguir, informações básicas que lhe permitirão acompanhar seus trânsitos pelo mapa natal, para que você chegue a suas próprias conclusões, bons estudos. No site www.astro.com poderá encontrar efemérides mais detalhadas.

Quaoar - 2002 LM60.
<http://www.astro.com/swisseph/quaoar.htm>
Inicia o ano a 19º 23 de sagitário. *Entrou em Sagitário em outubro de 1994 e sairá em 27 de janeiro de 2017.* Ficará em Sagitário 23 anos.
Encontra-se entre Plutão e Sedna. Período 288 anos. Distancia 6,5 bilhões de quilômetros. Diâmetro: 1250 km (quase o mesmo que o diâmetro da lua de Plutão Caronte 1270m). A sua trajetória ao redor do Sol é quase um circulo perfeito. Foi descoberto em 2002.
Quaoar significa "força de criação" na língua da tribo tongva, os primeiros habitantes da bacia de Los Angeles. O "California Institute of Technology", onde trabalham os pesquisadores que descobriram este novo objeto, Michael Brown e Chadwick Trujillo, tem sua sede na cidade de Los Angeles. Na região onde atualmente fica esta cidade, existia uma tribo de índios norte-americanos chamados Tongva. Para eles Quaoar era o deus da criação. Quaoar teria descido dos céus e, depois de transformar o caos em ordem, colocou o mundo nas costas de 7 gigantes. Em seguida, Quaoar criou os animais inferiores e, depois, criou a humanidade.
<http://www.astro.com/swisseph/eris.htm>
Inicia o ano a 20º 27m de Áries em movimento retrógado Volta ao mov direto em torno do 09 de janeiro de 2009. Entra no grau 22 só em 2010.
Entrou em Áries em 05 de junho de 1922 e só sairá em 05 de março de 2048. Assim estará transitando por Áries 146 anos!
Demora 560 anos para dar uma volta completa em torno do Sol. Afélio 97 UA. Periélio 37,77 UA. Inclinação orbital 47,177º. Foi descoberto em 2005. As medidas ainda incertas de seu tamanho, o colocam como um pouco maior que Plutão e menor que nossa Lua.
Eris é a deusa da "discórdia". O novo planeta "anão" foi chamado assim porque a sua descoberta lançou a discórdia entre os astrônomos quanto à definição do que se entende por planeta. Tal reflexão causou, indiretamente, a descida de status de Plutão de "planeta" para "planeta anão". Houve confusão também em relação a sua descoberta, feita sincronicamente em vários observatórios. Mas na verdade, esta nova conceituação de planeta, faz justiça à realidade física e introduz uma diferença que de fato existe na agora numerosa família dos planetas do Sistema Solar.
Na mitologia grega, Éris é famosa por ter causado, indiretamente, a Guerra de Tróia. Era também conhecida por acompanhar o seu irmão Marte (Ares) para o campo de batalha e, quando os outros deuses iam embora, ela ficava rejubilando- se da carnificina.
Antes de receber nome tinha a designação provisória de 2003 UB313, que é uma matrícula atribuída automaticamente de acordo com o protocolo da União Astrológica Internacional (UAI) para os planetas menores. A possibilidade de que fosse classificado como um planeta levou a que a UAI não autorizasse nenhum nome, dado que não era claro se seria classificado como um planeta principal ou não. Caso fosse, a UAI só aprovaria nomes de tradição greco-romana, tal como foi costume ao designar planetas do Sistema Solar. Enquanto a classificação não se definia, apareceu a proposta do nome "Xena", personagem mitológica da série televisiva Xena, A Princesa Guerreira. Outro nome sugerido para Éris era o de Perséfone (Prosérpina romana), mulher de Plutão
<http://www.astro.com/swisseph/sedna.htm>
Inicia o ano retrogrado a 20º26 de Touro. Entrou em Touro em 30 maio de 1965 e só sairá em 10 de abril de 2024. Assim estará em Touro 59 anos.
Período 10 500 anos. Diâmetro: 1800 km . Demora 10.500 anos para dar uma volta completa em torno do Sol. Sua órbita é extremamente elíptica e o leva entre de um periélio a 76 UA do Sol (O periélio será alcançado em 2083, externo ao anel principal de Kuiper) até um afélio distante mais de 942 UA do astro-rei (850 vezes a distância Terra-Sol). Pertence a Nuvem de Oort. Foi descoberto por Michael Brown e equipe no 14 de novembro de 2003, Observatório Palomar.
Sedna é uma deusa esquimó que deu vida às criaturas marinhas no Ártico. Na região onde Sedna se encontra, a temperatura nunca é superior a %u2013240°C. Esse mundo gelado está tão distante que segundo Mike Brown, astrônomo do Caltech, "se você estivesse em Sedna poderia tampar o Sol com a cabeça de um alfinete". Para se ter uma idéia, o Cinturão de Kuiper termina abruptamente a 50 UA do Sol, mas Sedna não se aproxima do Sol mais do que 76 UA

Varuna 2000 WR106
*Varuna* é o planeta anão identificado astronomicamentente por *2000 WR106*.
Ele foi descoberto no ano 2000 por *R. S. McMillan e J. Larsen*.
Orbita além de *Plutão* com um período orbital era de *282 anos.*
O astólogo *Juan A. Revilla*, da Costa Rica, o chama "o grande equalizador."
http://planetwaves. net/astrology/ waterworlds. html.
Suas efemérides podem ser encontradas em http://www.astro. com/swisseph/varuna.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário