quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

TODOS PODEMOS AJUDAR A SALVAR O PLANETA

O planeta só vai ser salvo se contar com a participação de todos nós, inclusive eu e você...

1. Presenteie com consciência
Você adorou uma camiseta e pretende dar de presente ao seu irmão. Dê uma olhadinha na etiqueta e procure saber qual a origem da camiseta. Alguns países usam trabalho escravo e não poupam energias para acabar com os recursos naturais da região. Uma dica: que tal um presente alternativo, como tíquetes para ir ao teatro, uma deliciosa sessão de massagem ou um jantar especial? Você vai agradar e, de quebra, não vai utilizar papéis de embrulho, poupando a destruição da floresta.
2. Regule sua geladeira
Ao abrir o refrigerador para pegar alguma coisa, aproveite para dar uma olhada no termostato. A temperatura ideal deve estar a 4 graus positivos e a do freezer a 18 graus negativos. Cada grau abaixo destes valores aumenta em 5% o consumo de energia sem alterar em nada a conservação dos alimentos. Lembre-se que a geração de eletricidade produz mais de um terço da emissão de dióxido de carbono na atmosfera, um dos gases responsáveis pelas mudanças climáticas bruscas do planeta.
3. Não fume em lugares fechados e públicos
Mais de 3.000 substâncias já foram identificadas no cigarro. Isso inclui monóxido de carbono e alcatrão, que comprovadamente causam câncer. O negócio é que os fumantes não prejudicam apenas a si próprios – eles poluem o ambiente e contaminam quem está próximo. Quer mais um argumento? A cada ano, mais de 3,5 milhões de hectares de florestas são derrubados para dar espaço ao plantio de tabaco.
4. Apague as luzes
Se um cômodo está vazio, a luz deve estar apagada. O mesmo deve acontecer quando você sai de casa. Crie o hábito de deixar tudo apagado enquanto dorme e use o máximo possível da luz natural do sol – quanto menos energia você usar, mais vai economizar no bolso e nos recursos naturais.
5. Dirija na trilha
Ao colocar na terra seu carro off-road lembre-se de respeitar o meio ambiente. Mantenha-se corretamente na pista e não entre onde for proibido – você pode destruir plantas nativas, além de espécies animais que circulam por ali. Repare, inclusive, se a pista é larga o suficiente para o seu carro passar sem danificar a vegetação lateral e procure regular o escapamento para que o barulho do carro não perturbe os bichinhos.
6. Leve a conscientização para seu ambiente de trabalho
Diversas medidas podem ser tomadas no seu dia-a-dia no escritório para que o meio ambiente seja preservado. Por exemplo: procure inventar um esquema de carona entre seus colegas de trabalho, permitindo que apenas um e não diversos carros sejam usados diariamente. Reciclar papéis e incentivar todos a economizar energia são outros atos simples e eficientes.
7. Mantenha seu carro regulado
Deixando o motor do seu carro regulado, você estará poluindo menos o ar, reduzindo a emissão de gases poluentes em até 20%. Qual a vantagem disso? Bem, certamente você deve estar sofrendo com o superaquecimento da Terra – e prepare-se, pois a tendência é aumentar até cinco graus Celsius nos próximos cem anos. Quando estiver morrendo de calor, lembre-se que o escapamento do seu carro pode ajudar a parar esse caldeirão.
8. Coma devagar
Você conhece o movimento "Slow Food"? É uma turma que vai na contra-corrente dos chamados fast-foods, principalmente no que diz respeito à industrialização dos alimentos e sua conseqüente perda de sabor. O Slow Food também incentiva a produção orgânica, encorajando os consumidores a se preocuparem com a origem daquilo que estão ingerindo. E mais: eles pretendem fazer das refeições um momento de aproximar as pessoas.
Saiba mais no site: www.slowfoodbrasil.com
9. Entre na onda do "Dia de Não Comprar Nada"
Repare na quantidade de coisas que compramos diariamente – do cafezinho na padaria e o jornal na banca até a "necessidade" urgente de uma calça jeans nova. Para tentar fazer com que as pessoas reflitam sobre o impacto do consumo desenfreado em suas vidas, um grupo na Inglaterra inventou este dia, que acontece uma vez ao ano. Trata-se de uma manifestação bem-humorada e que nos faz pensar no quanto o excesso de consumo está acabando com os nossos recursos naturais. Tente, é só um dia por ano. Saiba mais no site:
http:\\www.buynothingday.co.uk
10. Passe adiante suas utilidades domésticas
Seu sofá está meio desbotado e a geladeira está velha? Doe para alguém que precisa. Há inúmeras organizações, como o Exército da Salvação, por exemplo, que buscam o objeto na sua casa e levam para quem necessita. As Casas André Luiz, entidade que cuida de pessoas com necessidades especiais, também faz este trabalho no Brasil inteiro. (Tel. 0800-7734066)
11. Recicle latinhas de alumínio
Cada vez que abrir uma latinha de refrigerante ou cerveja, lembre-se que ela é feita de alumínio, que foi extraído da bauxita e cuja exploração costuma causar sérios danos como desmatamento, alto consumo de água e energia, além da destruição do ecossistema. Por isso, procure reciclar, ou encaminhar para reciclagem, todos os objetos de alumínio – latinhas podem se transformar em canos e até em peças de carros e aeronaves.
12. Coma frutas e legumes da época
A natureza não produz bananas ou melancias o ano inteiro. Nenhuma planta frutifica o tempo todo. Então de que forma é possível encontrar sempre as mesmas hortaliças nos supermercados? Ora, cultivando de maneira a induzir a frutificação. Isso significa usar uma grande quantidade de água, agrotóxicos e poluentes no solo. Na hora da feira, portanto, fique atento à temporada e compre somente o que estiver dentro da estação. Natureza e paladar agradecem.
13. Imprima dos dois lados
O papel, como se sabe, é extraído de árvores. A indústria de papel usa 40% dessa madeira, sendo que 17% da madeira usada para produzir papel para imprimir ou escrever são provenientes de florestas ainda virgens, com árvores centenárias, que são derrubadas sem dó nem piedade. Ao imprimir seus documentos, procure pensar nisso. Use os dois lados do papel e escolha marcas de origem reciclada.
14. Não durma com a TV ligada
Este é um conselho difícil de ser seguido, uma vez que dormir na frente da TV é uma delícia. Para resolver o problema sem agredir o meio ambiente com o desperdício de energia, use o timer (programe o tempo para desligar automaticamente a TV).
15. Não use aerossóis
Esses produtos geralmente contém gás CFC (clorofluorcarbonos), responsável por cerca de 80% dos danos causados à camada de ozônio que nos protege contra os raios ultravioleta. Para você ter uma idéia, uma mísera molécula de CFC destrói 100 mil moléculas de ozônio. Portanto, fique atento aos desodorantes, laquês de cabelo, desodorizadores de ar, enfim, todos os produtos aerossóis. A maioria tem equivalentes em spray.
16. Leve a bolsa ao supermercado
Esta é uma prática muito comum na Europa, mas, ainda pouco difundida no Brasil. Em vez de usar as sacolas plásticas dos supermercados, leve uma bolsa de casa para carregar suas compras. O plástico usado para fabricar as sacolas demora cerca de 200anos para se decompor na natureza. Atualmente, mais de 46 milhões de peças plásticas estão contaminando os oceanos do mundo.
17. Ofereça e peça carona
Contribua para diminuir a emissão de gases poluentes dos carros. Você pode fazer isso oferecendo e pedindo carona a vizinhos, colegas de trabalho ou de faculdade. Esta medida, além de ser simpática e proporcionar novas amizades, contribui para diminuir o superaquecimento do planeta.
18. Recicle revistas e jornais velhos
Ao terminar de ler revistas e jornais, não jogue na lata do lixo. Esse papel pode ser reaproveitado de diversas formas. Você pode doá-lo para cooperativas de reciclagem de papel, dar a amigos que ainda não leram ou a médicos e dentistas que deixarão as revistas em seus consultórios. Ou, com um pouco de criatividade, você mesmo pode usá-lo para confeccionar belos cartões artesanais.
19. Seja ativo
Participe das discussões ambientais do seu bairro, cidade ou Estado. Informe-se sobre o que está havendo, pesquise soluções, contribua com que puder, seja com idéias sobre economia de água e luz ou com novas formas de coleta e reciclagem de lixo. Você só conseguirá diminuir a devastação do planeta se contribuir ativamente para isso.
20. Lembre-se do tanque
Máquinas de lavar roupas podem ser muito práticas, mas gastam uma quantidade incrível de água e energia elétrica. A cada ciclo da máquina, lá se vão cerca de 15 litros de água. Só use sua máquina quando for necessário e procure fazê-lo apenas quando ela estiver bem cheia de roupas. Caso contrário, use o bom e velho tanque.
21. Plante uma árvore
Nem que seja na varanda do seu apartamento, uma vez que as plantas, qualquer uma delas, são capazes de absorver dióxido de carbono e expelir oxigênio, ajudando a "limpar" a atmosfera. Nos últimos 10 anos, as áreas florestais diminuíram cerca de 2,4% no mundo. Pense que, quanto mais você plantar, mais você e quem o rodeia respirará aliviado.
22. Adote um animal de rua
Milhares de cães e gatos são recolhidos das ruas diariamente. Se ninguém os adotar, eles serão mortos em pouco tempo. Portanto, se você tem vontade de ter um animalzinho de estimação, adote em vez de comprar um. Nos centros de zoonoses, responsáveis por essa coleta, há diversos tipos de tamanho, idades e pelagens. Certamente, você vai conseguir um amigão.
23. Não jogue remédios no lixo
Se eles ainda estiverem dentro do prazo de validade, podem ser aproveitados por muita gente que não pode comprá-los. Remédio é muito caro e, nos países em desenvolvimento, pelo menos 30 mil pessoas morrem por dia por não ter condições de comprar medicamentos. Antes de jogá-los fora, procure alguma organização humanitária para doação. O grupo Samaritanos aceita donativos (tel. 21 8804110)
24. Coma menos carne
Além de contribuir com sua própria saúde, uma vez que a carne vermelha é responsável por boa parte do colesterol ruim do organismo, você também vai ajudar o meio ambiente. Nos últimos 30 anos, mais de 405 da floresta amazônica foi destruída para a construção de pastos para gado de corte. Experimente substituir a carne por um bife de soja bem temperadinho. Acredite, é muito bom.
25. Só compre madeira certificada
Se você pretende comprar um móvel, repare se ele tem certificado FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal) de extração da madeira. Esse certificado garante que a madeira foi retirada de forma a agredir menos possível o ambiente, além de dar ao consumidor a certeza de que não está comprando nada que tenha explorado irregularmente a mão de obra local.
26. Experimente comidas regionais
Quando estiver em viagem, prove as iguarias locais. Essa é uma forma de ajudar a economia da região que você visita, que, muitas vezes, não é muito provida de recursos financeiros. Além do mais, experimentar novos sabores, como frutas exóticas, por exemplo, é uma excelente e divertida forma de aguçar o paladar para novas sensações.
27. Use refis
A produção e o descarte de embalagens são responsáveis por cerca de um quarto do lixo gerado em um país. Até mesmo as empresas já perceberam o tamanho desse rombo e muitas delas já disponibilizam no mercado produtos com refis. Optando por eles, você pode reaproveitar as embalagens originais, comprando depois somente o produto que for usar. Fica mais barato e mais ecológico.
28. Reaproveite copos plásticos
Na verdade, o melhor a fazer é não usar nenhum copo plásticos e sim copos de vidro reutilizáveis, uma vez que o plástico é um dos principais poluentes quando se trata de lixo doméstico. Se não tiver jeito, procure usar o mesmo copo plástico durante o dia todo. Outra idéia é trazer garrafinhas de água de casa – e não se esqueça de encorajar seus colegas a fazerem o mesmo.
29. Prefira displays mecânicos
Se você estiver em dúvida entre dois modelos eletrodomésticos ou aparelho eletrônico, sendo que em um o sistema é mecânico e o outro digital, escolha o primeiro. Ele consumirá menos energia que o segundo, além de não influir em nada no funcionamento do aparelho. Na hora de comprar refrigeradores, não se esqueça de verificar também se eles emitem gás CFC, extremamente danoso à camada de ozônio. Prefira os movidos a gás HCFCs (hidroclorofluorcarbonetos) ou HFCs (hidrofluorcarbonetos)
30. Não jogue óleo no ralo da pia
Você acaba de fritar um hambúrguer e não tem o que fazer com o óleo que sobrou na frigideira. O melhor, nesse caso, é colocá-lo dentro de uma garrafa plástica e depois encaminhá-lo para a coleta. Nem pense em jogar o óleo no ralo da pia – entrando em contato com a água ele forma um filme poluente que contamina e chega a levar anos para ser removido. Um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água, o que equivale ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos.
31. Vá de ônibus
Ao planejar uma viagem curta, com menos de 450 quilômetros de distância, prefira carros ou ônibus aos aviões, estes últimos muito mais poluentes. A cada ano, a aviação lança mais dióxido de carbono na atmosfera do que todos os países da África juntos. Sem contar que, todos os anos, os aeroportos também despejam milhões de litros de combustíveis nas águas dos oceanos.
32. Compartilhe brinquedos
Muitas crianças nunca descobrem o verdadeiro sentido da infância. Mais de 300 mil meninos e meninas atualmente fazem parte do mercado de trabalho no mundo – alguns sequer completaram dez anos de idade. Você pode ajudá-los doando os brinquedos de seus filhos a instituições que fazem esse tipo de distribuição. E mais: para evitar a fabricação de novos brinquedos, você pode ainda incentivar seus filhos a trocar brinquedos com os colegas ou a formar uma brinquedoteca.
33. Faça uma lista de compras
Nos dias de hoje, somos incentivados a sempre consumir e às vezes, compramos muito mais do que realmente precisamos. Para evitar esse consumo abusivo, faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado. Isso evita aqueles impulsos de levar coisas desnecessárias, como uma bebida que você nem gosta tanto ou um pacote de salgadinhos que engorda e faz um mal danado à saúde.
34. Compre a granel
Ao optar por levar produtos em maiores quantidades, você evitará o desperdício das embalagens menores – por mais atraentes que as proporções individuais pareçam ser, elas utilizam uma quantidade maior de invólucros, que depois serão descartados no meio ambiente. Em feiras livres e mercados, é possível comprar, a preços mais baratos, feijão, arroz, milho e diversos outros tipos de alimentos soltos, sem embalagens.
35. Não brinque com o fogo
Tome muito cuidado com os lugares onde acende um cigarro, não queime lixo e muito menos acenda fogueiras. Se estiver caminhando em uma floresta, não fume de jeito nenhum – a bituca ou a cinza no chão podem provocar um incêndio que se alastra rapidamente. Quando uma árvore é queimada, ela emite todo o carbono que tinha armazenado dentro de si na atmosfera. Imagine o estrago quando um incêndio destrói uma floresta inteira.
36. Não crie nem coma peixes raros
Ter um aquário em casa pode ser um hobby muito relaxante, mas extremamente danoso ao equilíbrio do ecossistema. Os peixes tidos como ornamentais são raros e não devem ser retirados de seu habitat natural. Lembre-se disso também quando for ao restaurante – há peixes que estão em extinção, tais como o atum azul, o salmão do Atlântico e algumas espécies de bacalhau.
37. Economize nos produtos de limpeza
Para lavar bem a louça não é preciso encharcar a esponja com detergente. Poucas gotas são suficientes. O mesmo acontece com a roupa. Assim, você contamina o menos possível a água corrente e os rios, que já estão bastante poluídos devido ao excesso de sabão. Não deixe de verificar ainda, ao escolher seus produtos, se estes são biodegradáveis.
38. Cuidado com os solventes
Resolveu reformar a casa? Então preste atenção ao solvente que vai usar para as tintas – muitos são extremamente tóxicos, alguns até fatais se forem inalados diretamente. Opte por aqueles extraídos de plantas, como por exemplo, a terebentina ou a aguarrás.
39. Ligue o ventilador
Sempre que puder, evite usar o ar-condicionado. Ele é responsável por uma alta emissão de gás CFC na atmosfera, o que vem danificando consideravelmente a camada de ozônio. Em casa, procure abrir as janelas. Se o calor estiver muito forte, prefira o bom e velho ventilador.
40. Não jogue pilhas e baterias no lixo
Dentro das baterias e pilhas, geralmente existem metais pesados como cádmio, mercúrio e níquel, que contaminam a natureza e que não são absorvidos pelo solo. Para descartar esses produtos, entre em contato com o fabricante, que indicará o local apropriado para você levá-los. Outra boa dica é optar por baterias e pilhas recarregáveis.
41. Não compre produtos feitos a partir de espécies protegidas
Casacos de pele e artefatos de marfim são bons exemplos de produtos que você deve passar longe, uma vez que foram feitos a partir do sacrifício de animais à beira da extinção. Eles continuam sendo mortos apenas porque ainda há consumidores – se você não comprar e denunciar essa venda às autoridades locais estará salvando milhares de espécies.
42. Resolva o que quer antes de abrir a geladeira
Em vez de ficar minutos com a porta da geladeira escancarada olhando o conteúdo para decidir o que quer comer, que tal pensar nisso com a porta do aparelho fechada? Com a porta aberta, um refrigerador consome muito mais energia do que o habitual, pois cada vez que você abre a porta, cerca de 30% de ar gelado escapa para fora.
43. Pendure no varal
Secadoras de roupa são os aparelhos que mais consomem energia dentro de uma casa – elas usam quase três vezes mais energia do que uma lavadora. O jeito mais barato e ecológico de secar roupa é estendendo-a no varal, ao ar livre, de preferência ao sol, que ajuda a não criar fungos e micróbios nos tecidos.
44. Limpe o filtro do ar-condicionado
A gente nem lembra dele, mas o filtro do ar-condicionado é peça chave para o bom funcionamento do aparelho e, conseqüentemente, para evitar agressões ao meio ambiente. Verifique regularmente o filtro do seu ar, se ele está limpo e se não está consumindo energia em excesso. E lembre-se de usar sempre o ar-condicionado com as janelas e portas bem fechadas.
45. Não deixe seus aparelhos em standy by
Aquelas luzinhas que ficam acesas nas televisões, computadores, aparelhos de som e diversos outros eletrodomésticos, mesmo quando eles estão desligados, são responsáveis por nada menos do que 10% da sua conta de energia elétrica. Portanto, desligue completamente os aparelhos quando não estiver usando.
46. Não use naftalina
Além de cheirar mal, a naftalina é produzida a partir de substâncias extremamente tóxicas e cancerígenas, como o paradiclorobenzeno. Quem respirar esse gás em excesso pode ter sérios danos respiratórios e nos pulmões. Substitua essas pedrinhas por saches feitos a partir de lavanda natural, muito mais cheirosos e com efeito similar.
47. Lave roupas somente quando necessário
Uma calça jeans pode ser usada algumas vezes antes de ir para o cesto de roupa suja. O mesmo acontece com casaco e agasalhos. Quanto menos você lavar roupa, mais estará economizando água, um recurso que está se tornando cada vez mais escasso no planeta. Além disso, é preciso evitar a contaminação da água por produtos de limpeza, tais como o sabão em pó. As roupas também durarão mais.
48. Dentro de vidro é melhor
Sempre que puder, prefira produtos embalados em vidro aos embalados em plástico ou papel. O vidro é um excelente material para reciclagem – ele pode ser reutilizado indefinidamente sem nenhum comprometimento da qualidade. Sem contar que o processo de fabricação do vidro utiliza menos recursos naturais e energéticos que os seus concorrentes.
49. Pedale
A bicicleta é um excelente meio de transporte: não polui o ar, de quebra, faz um bem danado à saúde. Pedalar emagrece, oxigena o organismo e, entre outras coisas, ajuda o coração a funcionar melhor. Incentive também os serviços de bike – hoje, é possível encontrar Office-boys, courriers e diversos outros tipos de entregadores que usam a bicicleta como transporte.
50. Apague a luz
Tomando pequenos cuidados, você pode economizar a bagatela de 70% do dinheiro que gasta com a conta de energia elétrica. Além de fazer bem ao seu bolso, você também estará contribuindo para poupar os recursos energéticos do planeta. Uma primeira idéia é aproveitar ao máximo a energia natural: abra as janelas, deixe o sol entrar. Só acenda a luz quando realmente for preciso. Prefira as lâmpadas econômicas e não instale as halogênicas, que gastam em excesso.
51. Castre seu animal
Não, isso não é maldade como muitos pensam. Milhares de cães e gatos são recolhidos das ruas diariamente e, por não terem quem os adote, acabam sendo mortos. Isso, sim, é crueldade. Castrando seu bicho de estimação, você estará ajudando a estabilizar a população da espécie, evitando que haja esse tipo de problema. A operação é indolor e de rápida recuperação.
52. Viaje com consciência
Quando optar por um roteiro turístico, não deixe de visitar parques nacionais e reservas ambientais. Estude sobre as espécies locais e seus hábitos. Prefira se hospedar em pequenas pousadas regionais e comer em restaurantes familiares – o dinheiro pago a eles ajuda a sustentar as comunidades que muitas vezes – só têm o turismo como fonte de renda.
53. Recicle suas roupas
Com certeza, seu armário está lotado de roupas que você não usa mais. Essas peças, além de entulharem sua casa, poderiam servir para muita gente. Um bom jeito de resolver o problema é organizar um bazar de trocas. Chame os amigos e peça para cada um levar as roupas que você não quer mais. Troque com eles em vez de comprar peças novas. O que sobrar e estiver em bom estado, doe para entidades assistenciais ou a pessoas próximas que estiverem precisando.
54. Use adubos naturais
Para ter um jardim florido e sempre verde, não é preciso usar nenhum fertilizante industrializado ou agrotóxicos que cansam a terra e poluem o ambiente. Há produtos naturais muito fáceis de serem obtidos e que garantem resultados impressionantes. Misture na terra algumas sobras orgânicas, tais como cascas de ovos moídas, cinzas de cigarros e cascas de frutas trituradas.
55. Devagar com o andar
Não é preciso pisar fundo no acelerador para chegar mais rápido ou para se mostrar poderoso. Fazendo isto, você estará gastando cerca de 40% a mais de combustível e emitindo muito mais poluentes na atmosfera. Lembre-se que as reservas de combustível são escassas e sua produção é extremamente agressiva ao ambiente.
56. Coloque energia solar em sua casa
Se você está construindo – ou pensando em construir – sua casa, converse com o arquiteto responsável sobre painéis de energia solar. Eles são muito mais econômicos e ecológicos, uma vez que o sol está disponível em qualquer lugar e é grátis. A energia solar pode ser usada para produzir tanto eletricidade como aquecimento. Vale a pena.
57. Não compre cosméticos testados em animais
Esta é, infelizmente, uma prática muito comum, desnecessária e cruel na indústria de produtos de higiene e beleza. Milhares de bichinhos como coelhos, macacos e até cães e gatos vivos são submetidos às piores torturas como injeção de líquidos nos olhos e escalpelamento para a fabricação de cremes, xampus e afins. Antes de comprar um desses produtos, procure verificar de que forma o fabricante procede – ainda não há selos de garantia contra testes em animais por aqui, mas algumas empresas como a Ecologie e O Boticário já não praticam mais estes testes.
58. Proteja os rios de sua cidade
Se você pegar algumas fotos antigas, do inicio do século passado, verá pessoas realizando provas de natação e pescando em pleno rio Tietê, em São Paulo. Hoje, a poluição acabou com esse e com a maioria dos rios das grandes cidades. Trabalhe para a limpeza dos rios – não jogue garrafas e nenhum tipo de lixo nas ruas; não jogue detritos na água corrente, incluindo o vaso sanitário e use sempre produtos de limpeza com o selo de biodegradáveis.
59. Compartilhe o conhecimento
Conversar e dividir o que você sabe com os outros é uma das melhores formas de ajudar a formar uma sociedade mais justa e humana. Ensine novas e melhores formas de convivência e também ouça e aprenda com o que eles têm a lhe dizer. Ofereça ajuda no que for preciso – assim você estará disseminando a solidariedade entre as pessoas.
60. Seja voluntário
Você pode dedicar, nem que sejam poucas horas da sua semana, para algum trabalho voluntário em prol da sua comunidade. Pense naquilo que você tem mais habilidade e ofereça seus préstimos a alguma instituição. Essa é uma das melhores formas de combater a desigualdade no país. Procure o Centro de Voluntariado para mais orientações. (
www.voluntariado.org.br).
61. Compre produtos duráveis
Esqueça tudo o que for descartável ou de curta duração. Quando for comprar algum produto, pergunte a garantia ao fabricante e de que forma ele pode ser facilmente reparado. Esta é uma das maneiras de diminuir o lixo e a fabricação de novos produtos que, normalmente, exigem altas doses de materiais, energia e recursos naturais para serem produzidos.
62. Não imprima seus e-mails
Economizar papel significa ajudar a preservar as florestas de onde esse material é extraído e reduzir a quantidade de lixo descartado. Por isso, pense duas vezes antes de imprimir documentos e e-mails – só o faça quando for extremamente necessário. Neste caso, opte pelo modo rascunho, que gasta menos tinta da impressora. Mas o ideal mesmo é criar o hábito de ler os arquivos na tela do computador.
63. Use vinagre para limpar
Além de servir para temperar saladas, o vinagre é um potente e natural, produto de limpeza. Ao contrário dos produtos industrializados, o vinagre não polui as águas e não contém resíduos químicos. Use-o misturado na água para limpar tapetes, carpetes, pisos e vidros.
64. Procure material escolar sustentável
A cada volta às aulas, a lista de material parece aumentar. Não importa se estamos falando de escolas ou faculdades: há sempre muitos livros, lápis, borrachas e afins a comprar. Quando for se abastecer dessas coisas, escolha com atenção: réguas e apontadores, por exemplo, devem ser de metal e não de plástico, uma vez que o primeiro é menos poluente. Reutilize livros didáticos de alunos mais velhos, opte por calculadoras solares e prefira sempre lápis fabricados com madeira certificada, ou seja, que não agrediu as florestas.
65. Use transporte público
Sempre que puder, deixe o carro em casa. As linhas de ônibus e metrô, principalmente nas grandes cidades, abrangem uma extensa malha e, com certeza, devem passar por onde você pretende ir. Com essa atitude, você estará economizando dinheiro e contribuindo para melhorar o transito e o ar que respira, uma vez que os carros são os principais emissores de gases poluentes na atmosfera.
66. Ao viajar, respeite o meio ambiente local como se fosse sua própria casa
Não é porque você está na cidade ou país dos outros que pode jogar lixo no chão, bituca de cigarro no mato, ou mesmo deixar as luzes acesas e o ar-condicionado ligado ao sair do quarto do hotel. O estrago pode ser muito grande para a população que vive no local, chegando conseqüentemente, a todos nós.
67. Reduza o tempo no chuveiro
Tomar um bom banho é, sim, uma delícia, mas gasta uma quantidade incrível de água – uma ducha de cinco minutinhos chega a gastar 80 litros! Procure pensar nisso e diminuir consideravelmente o tempo debaixo d’água – enquanto estiver se ensaboando, feche a torneira. Lembre-se que 40% da população mundial não têm acesso á água.
68. Regue suas plantas com moderação
Se estiver ameaçando chover, não faz sentido você molhar suas plantas. Use a água da chuva. Caso seja necessário regar, prefira fazer isso à noite: nessas horas mais frias, as plantas usam menos água para sobreviver. Isso quer dizer que elas permanecerão molhadas por mais tempo e você não terá que repetir o ato tão cedo, economizando água.
69. Converta seu carro
Se você circula muito de carro, pense na possibilidade de convertê-lo para gás natural. Esse combustível é bem mais barato, não tóxico e te baixa emissão de poluentes na atmosfera, cerca de 78% a menos do que a gasolina ou o álcool.
70. Não tire animais exóticos de seus habitats
De acordo com a lei brasileira, comprar e vender animais silvestres sem autorização do IBAMA é crime inafiançável – isso quer dizer que dá cadeia imediatamente. Denuncie às autoridades locais se você for testemunha desse tipo de crime – em muitas estradas é possível assistir livremente ao tráfico de aves, como papagaios e araras, e micos. Lembre-se que estes animais não são bichos de estimação para serem criados dentro de casa e devem continuar em seu habitat natural para se reproduzir.
71. Participe de uma ONG ambiental
Há inúmeras organizações não governamentais que lutam incansavelmente pela preservação do nosso planeta. Elas são as porta-vozes dos abusos cometidos em todo o mundo. Você pode participar de uma delas afiliando-se ou até mesmo oferecendo seus serviços.
72. Economize água
Você já deve ter ouvido falar no quanto a água é um recurso escasso no nosso planeta – e é mesmo. Se o consumo continuar desenfreado dessa maneira, as futuras gerações não terão água suficiente para consumir. Por isso, previna-se desde já: feche as torneiras quando estiver fazendo a barba ou escovando os dentes, não lave calçadas e só dê descarga quando necessário – cada vez que você aperta esse botão, 60 litros de água vão embora.
73. Coma alimentos orgânicos
Diversos estudos demonstram que a exposição humana a pesticidas pode causar problemas neurológicos, vários tipos de câncer, danos ao sistema imunológico e redução na fertilidade. Além disso, os agrotóxicos também contaminam a água e o solo. Assim, sempre que possível, procure comprar alimentos orgânicos nos supermercados. Eles normalmente trazem um selo de garantia e foram cultivados naturalmente, sem nenhum tipo de inseticida ou modificação genética. Fazem bem à saúde e são muito mais saborosos.
74. Deixe as roupas de molho
Em vez de usar a tecla "pré-lavar" de sua lavadora, deixe suas roupas de molho dentro de um balde. O efeito é o mesmo e você economizará uma quantidade apreciável de energia elétrica e água.
75. Não descongele no microondas
Economize energia elétrica o máximo que puder. Uma das coisas que mais consomem energia dentro de uma casa é o forno microondas, sobretudo na função descongelamento, quando o aparelho puxa ainda mais força. Quando for consumir algum alimento congelado, lembre-se de tirá-lo do freezer algumas horas antes do preparo e deixe-o descongelando em temperatura ambiente ou em banho-maria.
76. Invista em empresas socialmente responsáveis
Sempre que for comparar um produto, repare no seu fabricante. Procure pesquisar se ele investe em trabalhos sociais, se é ecologicamente responsável ou se promove alguma organização não-governamental. Muitos produtos trazem selos nas embalagens explicando suas ações.
77. Prefira alimentos de sua região
Todos os anos, milhões de dólares são gastos com o transporte de frutas, verduras e alimentos de um Estado para outro e, principalmente de um país para outro. Para você ter uma idéia, para levar o kiwi da Nova Zelândia até o Brasil de avião, são emitidos mais de cinco vezes o peso da própria carga de dióxido de carbono na atmosfera. Quando for comprar frutas da Austrália, Inglaterra ou Japão lembre-se disso e prefira a nossa banana da terra.
78. Plante flores
Flores deixam a vida mais alegre e colorida. Além disso, atraem pássaros como beija-flores e bem-te-vis. Mesmo que você more em apartamento, faça uma jardineira com sua espécie favorita – lembrando de usar apenas adubos naturais e orgânicos. Com certeza, suas plantinhas vão adorar.
79. Use a tecnologia a seu favor
Sempre que puder, evite pegar o carro. Conte com a tecnologia à sua disposição, como faz e internet, e faça o máximo de coisas que puder por ali. Um e-mail muitas vezes pode substituir um motoboy. Um telefonema em viva-voz pode substituir uma reunião ao vivo.
80. Separe seu lixo doméstico
Esta é uma tarefa simples e diária, mas que pode fazer uma grande diferença. Separe tudo o que for plástico, papel, alumínio, vidro e lixo orgânico, como restos de alimentos. Garrafas plásticas e latinhas devem ser amassadas. Somente deixe na lixeira comum o que for orgânico. O restante deve ser encaminhado para reciclagem.
81. Feche a torneira
Enquanto você ensaboa a louça, não há motivos para deixar a torneira aberta. Faça o seguinte: com poucas gostas de detergente na esponja, ensaboe a louça com a torneira fechada. Abra apenas no momento de enxaguar e faça isso o mais rápido possível – até 57 litros de água por minuto podem ir embora com a torneira aberta.
82. Cuidado com a bateria
As baterias de carro contêm ácidos e outras substancias extremamente tóxicas ao meio ambiente. Deixadas em lixo comum, elas são capazes de contaminar a região imediatamente por muitos e muitos anos. Quando sua bateria estiver terminando, converse com concessionária ou com seu mecânico de confiança sobre a possibilidade de levá-la para reciclagem. Em geral, os fabricante recolhem esses produtos para recarga.
83. Vá menos ao shopping
Os shopping centers são hoje um dos principais responsáveis pelo mais alto consumo de energia elétrica e congestionamento de carros que se tem noticia. Se você possui um comércio local e próximo de casa, por que ir até um shopping? Comprando nas proximidades, além de economizar dinheiro e combustível, você vai ajudar a economia da sua região.
84. Economize material de escritório
No trabalho, procure gerar a menor quantidade de lixo possível. Use com moderação clipes, grampos, post-its, fax e papéis de forma geral. Prefira lapiseiras em vez de lápis comuns de madeira e só os utilize quando estes tiverem o selo FSC, que garante a extração responsável. E, ao sair para o almoço, desligue as luzes, o ar-condicionado e o computador.
85. Diminua os produtos químicos dentro de casa
O excesso de produtos de limpeza, além de ser danoso ao meio ambiente, pode ser muito tóxico à sua saúde. Há inúmeros casos de internação por intoxicação em hospitais do mundo inteiro. Um pano úmido pode ser tão eficiente quanto um encharcado de produtos químicos – use esses produtos somente quando for estritamente necessário.
86. Use a geladeira corretamente
Refrigeradores requerem uma alta quantidade de energia para manter seus alimentos frescos e congelados. Mas você pode diminuir esse consumo tomando algumas medidas preventivas: a temperatura do local onde sua geladeira está posicionada deve girar entre 15 e 25 graus Celsius. Não a deixe próxima de fontes de calor, como fogões ou aquecedores. E nunca coloque alimentos ainda quentes dentro dela.
87. Confira o consumo de energia elétrica
Fique atento á sua conta de luz e verifique sempre se não há formas de diminuí-la. Se estiver vindo muito alta, cheque se seus aparelhos não estão desregulados ou se não está deixando as luzes acesas sem necessidade. Ao comprar um eletrodoméstico novo, confira no manual qual é o melhor uso par economizar energia.
88. Compre produtos reciclados
Comprando produtos a partir do reaproveitamento de outros, você ajuda a salva r nossos recursos naturais, uma vez que não haverá necessidade de utilizá-los para novas produções. Existem no mercado móveis lindos feitos a partir de garrafas PET, luminárias de latinhas de alumínio ou banquetas de caixotes de frutas. Vale a pena dar uma olhada neles ao decorar sua casa.
89. Doe seu computador velho
O desperdício gerado pelo lixo eletrônico vem crescendo assustadoramente – nos Estados Unidos, por exemplo, 10 milhões de computadores são jogados fora a cada ano. Isso que dizer um estrago e tanto ao meio ambiente, uma vez que estas máquinas contêm componentes tóxicos como metais pesados. Portanto, quando achar que seu computador está ultrapassado, procure uma organização que aceita donativos. O comitê pela Democratização da Informática (CDI) é uma delas (
http:\\www.cdi.org.br).
90. O barato pode sair caro
Desconfie de produtos muito baratos. Na maioria das vezes, eles foram fabricados usando trabalho de pessoas que tiveram que se sujeitar às piores condições. Alguns deles, inclusive podem ter vindo até mesmo de mão-de-obra escrava não apenas do Brasil, mas também de outros países na Ásia ou África. Pagar por um produto fabricado nestas situações é contribuir para que o problema se perpetue.
91. Não alimente animais selvagens
Pode parecer um ato antipático, principalmente se o bichinho estiver pedindo, todo sorridente, um pedaço do seu sanduíche. Se você der a ele, estará mudando sua dieta, alterando o ecossistema local e tornando-o dependente da alimentação de outras pessoas – lembre-se que ele costuma se alimentar sozinho. Isso pode causar um grande estrago na natureza.
92.Reaproveite enfeites natalinos
Uma coisa é certa nesta vida: o Natal acontece todos os anos. Então, por que não aproveitar a árvore e os enfeites de um ano para o outro? Guarde sininhos, luzes, papais-noéis e até mesmo caixas e fitas de presentes que não usou. Eles serão úteis para o próximo ano.
93. Não leve "lembranças de ambientes protegidos"
Quando visitar um local de preservação, seja uma praia, um parque, uma floresta, uma caverna ou cachoeira, não arranque nem leve nada embora do loca. Se fizer isto, por menor que seja a "lembrança", estará interferindo diretamente no ecossistema local. Se quiser uma recordação, apenas fotografe.
94. Prefira aparelhos movidos a gás
Sempre que for comprar um eletrodoméstico, como fogões e chuveiros, cheque se ele pode ser movido a gás em vez de energia elétrica. Se estiverem em bom estado, os aparelhos a gás são mais baratos e poluem um terço a menos que os elétricos.
95. Diga adeus ao papel toalha
Procure limpar sua cozinha com panos reutilizáveis ou esponjas. Não use papel toalha ou materiais descartáveis, que apenas vão aumentar a quantidade de lixo que você produz.
96. Dê flores plantadas de presente
Quando for a uma floricultura escolher flores para dar de presente, opte pelas espécies que estão plantadas na terra em vez de unidades soltas. Elas duram mais e provavelmente não precisaram ser transportadas por longas distâncias, o que demanda um alto consumo de combustível.
97. Faça mais silêncio
A poluição sonora é um dos principais problemas da vida urbana atual, sendo uma causa constante de estresse. Uma das formas de melhorar a convivência é prestando atenção se você não está fazendo barulho em excesso – sua música favorita pode não ser a do vizinho. Use fones de ouvido sempre que possível. Evite pisar muito forte no chão, lembre-se que há moradores embaixo do seu piso. E, claro, use a buzina do carro com muitíssima parcimônia.
98. Use repelentes naturais
Se a sua casa anda infestada de mosquitos e pernilongos, tente métodos alternativos para repeli-los. Os inseticidas, por mais que prometam ser atóxicos, não são. Se inalados diretamente, causam danos à saúde e, no caso dos aerossóis, soltam na atmosfera o gás CFC, responsável pelos danos à camada de ozônio. Prefira produtos naturais à base de citronela. E no quarto, tente o bom e velho mosquiteiro.
99. Ande mais a pé
Ao caminhar, você percebe muito mais as coisas ao seu redor: um novo vizinho, uma nova loja, um prédio em construção, uma árvore diferente. Andando, também é possível encontrar pessoas e fazer novas amizades. Sem contar que deixando o carro em casa, você polui menos o ar e, de quebra, pratica um dos melhores exercícios que existem. Precisa mais?
100. Reaproveite o filtro de café
Diminuir o lixo doméstico deve ser uma meta em sua vida – imagine que uma casa é capaz de produzir cerca de 30 toneladas de lixo por ano. É muita cosia. Ao fazer café, por exemplo, troque os filtros de papel por filtros de pano ou de plástico reaproveitáveis. Imagine quantos cafés você côa por dia e faça as contas na economia de lixo.
101. Faça sua parte
É muito fácil dizer nas rodas de amigos o quanto a floresta amazônica está sendo devastada e o ar está insuportavelmente poluído. Só que falar não adianta nada. Alguém tem que arregaçar as mangas e começar a fazer alguma cosia, nem que seja na vizinhança de casa. E esse alguém pode ser você. Come. Dê o exemplo. O planeta só vai ser salvo se contar com a participação de todos nós – inclusive você.

Parte integrante da Edição nº 30 - Novembro/2007 - da Revista Go Outside (
http:\\www.gooutside.com.br)

Publicado no blog:
http://sandrapleitao.multiply.com/journal, em Dec 5, '07 7:38 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário