quinta-feira, 1 de novembro de 2007



Florestas da artista naïf Rosina Becker do Valle (1914 - 2000)

ROSINA BECKER DO VALLE nasceu no Rio de Janeiro em 1914. Foi uma pacata dona de casa até 1955, quando começou a pintar por puro prazer. Suas pinturas integram o acervo do Mam, o Museu da Caixa Econômica, no Rio, o Masp de São Paulo, o Musée d’Art Naif de l’île de France, perto de Paris, o Musée Anatole Jakovski em Nice, o Musée de Arte Moderna de Hamburgo e o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires.
Em 1987, o crítico de arte Walmir Ayala escreveu: "Rosina Becker do Valle se coloca entre os maiores pintores naifs do Brasil em todos os tempos. Sua visão é de inocência, vibração e fidelidade às ambiências populares. Desde cedo foi compreendida pela crítica, admitida em bienais, premiada e vista com respeito e, em nenhum momento, se duvidou da sua autenticidade e da riqueza visual de sua pintura."

2 comentários:

  1. Realmente as Florestas de Rosina são magníficas, mas Rosina pintou muito mais que florestas, estas talvez sejam 5% de sua obra. O restante foram motivos religiosos(católicos e camdomblé) festas e tradições folclóricas brasileiras e alguns motivos africanos.
    Não mais que 40% de suas obras estão no Brasil. O restante está na Europa(a maioria) e Estados Unidos.
    Rosina tem obras nos mais importantes museus do Brasil,Argentina,França,Suiça,Alemanha,Israel,Itália,Portugal e Holanda.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ressaltar dois pontos no resumo sobre a intensa vida de Rosina Becker do Valle: o primeiro é que o MAM atualmente( pós fogo )não possui quadros da pintora, os que faziam parte do acervo foram destruídos pelo fogo.
    O segundo ponto é que Rosina já pintava antes de 1955( existem quadros datados em início dos anos 50;52;53..., lembrando também que ela nunca foi uma pacata dona de casa,pois sempre teve a inquietude de saltos maiores através da arte o que realizou tão logo pode.Quanto a sua obra acho que tem nas manifestações poulares(circo;feiras;festas)e nas danças folclóricas o seu ponto alto.

    ResponderExcluir