quinta-feira, 23 de novembro de 2006

A ARTE DE PERMANECER JOVEM
Wilferd A. Peterson
A arte de permanecer jovem depende de permanecer jovem no íntimo, na mente, no coração e no espírito, em desafio às rugas e aos cabelos brancos por fora. Nosso corpo envelhece, mas nosso corpo não é nossa pessoa. "Só contamos a idade de um homem", escreveu Ralph Walter Emerson, "quando ele não tem mais nada para contar."

Permaneçamos jovens
continuando a crescer. Não ficamos velhos; envelhecemos deixando de crescer.

Permaneçamos jovens
agarrando-nos aos nossos sonhos. Escreve um filósofo: "Pouco resta a fazer além de enterrar um homem quando o último de seus sonhos está morto."

Permaneçamos jovens
mantendo uma atitude alegre. Devemos ter em mente este versículo dos Provérbios: "O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos."

Permaneçamos jovens
forçando a mente a sair da rotina. Devemos lembrar-nos de que os caminhos batidos são para homens vencidos.

Permaneçamos jovens
inspirando-nos nos jovens de espírito que continuaram criativamente ativos até o fim da sua vida: Goethe completando o Fausto aos 82 anos; Ticiano pintando obras-primas aos 98; Toscanini regendo aos 87; Benjamin Franklin ajudando a elaborar a Constituição dos Estados Unidos aos 81.

Permaneçamos jovens
conservando jovem o coração. "Se possível", escreveu Carl Sandburg, "não é mau um homem idoso morrer com um coração de menino."

Permaneçamos jovens
sabendo que "os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário